Taizé Traz Milhares de Jovens a Lisboa para Rezar
2004-03-14 19:00:24

A edição de 2004 do encontro europeu de jovens, promovido pela comunidade monástica de Taizé (França), no fim de cada ano, numa cidade europeia, decorrerá em Lisboa, a partir de 27 ou 28 de Dezembro até 1 de Janeiro - soube o PÚBLICO. O anúncio oficial da iniciativa, que surge depois de um convite dirigido pelo patriarca de Lisboa, deverá ser formalizado brevemente. A comunidade de Taizé é ecuménica, reunindo monges católicos e de diversas origens protestantes.

A realização do encontro em Lisboa deverá trazer à capital portuguesa algumas dezenas de milhar de jovens de toda a Europa. Os últimos têm oscilado entre os 60 mil e os 80 mil mas, tendo em conta a localização geográfica do país em relação ao resto do continente, é provável que o número dos participantes em Lisboa fique um pouco aquém daqueles números.

O último encontro europeu, que decorreu em Hamburgo (Alemanha), no final de Dezembro, será, aliás, objecto de uma reportagem na próxima terça-feira, às 20h50, no canal Arte (disponível na TV por cabo). Com o título "O espírito de Taizé", o trabalho antecede um debate sobre o tema: "A Europa terá necessidade de Deus?"

A dinâmica destes encontros é feita de dois grandes tempos de oração - um ao final da manhã e outro no fim do dia. As manhãs são dedicadas pelos participantes - que ficam alojados em famílias ou em equipamentos colectivos - a debates ou ao contacto com experiências sociais nas zonas onde ficam alojados. À tarde, entre os dois tempos de oração, os participantes repartem-se por "workshops" temáticos ou regionais, animados por convidados de diversos países - em 2000, em Barcelona, por exemplo, uma das convidadas para animar debates era a antiga primeira-ministra Maria de Lourdes Pintasilgo.

Uma das exigências logísticas mais importantes deste tipo de encontros é o alojamento. Para albergar os milhares de jovens participantes, os irmãos de Taizé tentam mobilizar as famílias da cidade em que se realiza a iniciativa. No caso de Lisboa, isso deverá envolver paróquias da Grande Lisboa, mas também das dioceses de Setúbal e Santarém - pelo menos no caso de estarem situadas em locais com transportes acessíveis para Lisboa.

Para preparar o encontro, virão a Lisboa alguns irmãos da comunidade ainda antes do Verão. Em Setembro, vários monges de Taizé passarão a estar em Lisboa, animando uma oração diária numa igreja. Neste momento, dois irmãos de Taizé estão em Portugal, percorrendo várias cidades (como Porto, Aveiro e Coimbra), para animar pequenos encontros e tempos de oração.

Essas são duas marcas essenciais da proposta da comunidade monástica: dar espaço aos mais novos e concretizar uma oração composta de pequenos textos bíblicos, espaços de silêncio e música que alia a beleza estética à modernidade da linguagem. O êxito desta fórmula junto dos jovens leva milhares de pessoas todas as semanas à aldeia (próxima de Cluny, 100 quilómetros a norte de Lyon), com especial destaque para a Páscoa e os meses de Verão, quando ali acorrem alguns milhares de jovens e adultos.

A comunidade de Taizé foi fundada em 1940 por Roger Schutz, então um jovem pastor calvinista de origem suíça, que foi para a Borgonha francesa, onde acolhia judeus e refugiados perseguidos pelo nazismo. Depois do fim da II Guerra Mundial, o irmão Roger - como agora é conhecido - iniciou, com mais alguns companheiros, uma experiência de vida em comum, à qual se viriam a juntar mais tarde monges católicos.

O encontro de Lisboa será o 27º, desde o primeiro, em Paris, em 1978, e após ter passado já por cidades como Roma, Barcelona, Londres, Viena ou Praga.

Fonte Público