Vaticano Recomenda Aos Bispos Vigilância Contra Anti-semitismo e Prudência com Mulheres
2004-03-11 21:13:10

O Vaticano publicou ontem um manual para os bispos, que recomenda, entre outras coisas, uma atitude de vigilância contra atitudes anti-semitas e prudência nas relações com as mulheres.

Este "Directório para o ministério pastoral dos bispos", de cerca de 300 páginas, indica, de acordo com a AFP, tudo o que os 4500 bispos do mundo inteiro devem saber para desempenhar correctamente o seu ministério.

Uma das recomendações diz que os bispos devem cultivar uma "atitude de respeito" em relação aos judeus, de modo a evitar que "se produzam fenómenos de anti-semitismo" na respectiva diocese. A integração dos não-cristãos imigrantes, que devem ser ajudados "nas suas dificuldades de integração social, escolar, linguística, de alojamento e assistência médica", é acentuada.

O vade-mécum recomenda ainda aos bispos "uma prudência sobrenatural e humana" nas suas relações com as mulheres, evitando um "comportamento demasiado descontraído que poderia ser mal interpretado" e "degenerar numa ligação sentimental".

A residência dos bispos deve ser, recomenda o manual, uma habitação "muito humilde", mas aberta a toda a gente. "Ninguém deve considerá-la inacessível", escreve o directório, que convida os pastores a "eliminar nos seus comportamentos toda a sombra de vaidade" e a "levar uma vida modesta". Ao mesmo tempo, recomenda-se o gozo de um mês de férias.

No caso de se verificar alguma situação de escândalo na diocese, sobretudo se relacionada com padres, o bispo deve ser "forte e firme, justo e sereno nas suas intervenções". "Nesses casos deploráveis, o bispo é chamado a intervir rapidamente, segundo as normas canónicas estabelecidas, tanto para o bem espiritual das pessoas envolvidas como para a reparação do escândalo e para a protecção e ajuda às vítimas."

Fonte Público