Encontro Europeu de Taizé em Lisboa
2004-03-11 19:10:22

O Ir. José Ramon, da Comunidade de Taizé, anunciou no paasado Domingo aos jovens presentes num encontro em Coimbra que o próximo encontro europeu de Jovens animado por aquela comunidade decorrerá em Portugal, de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro de 2004

O encontro resulta do convite formulado pelo o Cardeal Patriarca de Lisboa e decorrerá de 28 de Janeiro a 1 de Dezembro de 2004, envolvendo cerca de 300 paróquias das dioceses de Lisboa, Setúbal e de Santarém, e é o 27º promovido pela Comunidade. Espera-se que participem entre 60 a 100 mil jovens de toda a Europa.

A Conferência episcopal foi informada já, no retiro dos Bispos que decorreu em Fátima na passada semana.

Este encontro tem como objectivo fundamental ajudar os jovens a encontrarem o seu papel na Igreja local e é aberto à participação de todos. Esta inciativa surgiu porque os Irmãos de Taizé acharam que era importante porporcionar também aos jovens que acolhe todas as semanas para um tempo de oração e descoberta da comunhão com Cristo uma experiência de contacto como o seu corpo - a Igreja.

A Comunidade de Taizé nunca quis organizar em seu redor um movimento ou uma organização, mas sempre convidar os jovens a procurarem o seu lugar de integração na Igreja local e na respectiva comunidade.

Os irmãos da Comunidade de Taizé que se encontram em Portugal para estar com os jovens e com os responsáveis das dioceses preparam o anuncio formal da realização em Portugal do próximo Encontro Europeu de Jovens, que se aguarda para o próximo Domingo de Ramos.

Entretanto, os Irmãos presentes em Portugal estão a apelar aos Jovens para este Verão participarem nos encontros em Taizé, de forma a poderem contactar com a experiência de oração e partilha vivida pela comunidade e assim poderem acolher melhor os que nos visitam. Três mil voluntários portugueses serão necessários para preparar o acolhimento.