“A caminho de Santiago”.
2004-03-05 21:18:26

Primeiro fez a caminhada. Por seis vezes, José Antunes da Silva peregrinou rumo a Santiago de Compostela pelo caminho português, uma pelo caminho francês. No ano Jacobeo, publicou “A caminho de Santiago”.

O livro resulta de muitos dias, no pó dos caminhos que levam a Santiago. É mais do que um guia: aponta os percursos, os albergues, as sombras, as fontes de água, a duração das diferentes etapas…tudo acompanhado com conselhos muito práticos. Mas essa é apenas uma parte do livro publicado pela Paulinas Editora: ele começa por apresentar reflexões sobre a peregrinação, o Apóstolo Tiago e o Ano Jacobeo. Pelo meio, muitos testemunhos de jovens que, por proposta da Pastoral Universitária de Guimarães, fizeram o caminho de Santiago. Só depois vêm esses elementos práticos, indispensáveis aos guias dos peregrinos de Santiago. Apresenta-se o caminho português para Compostela, não só a partir de dados geográficos, mas sobretudo da experiência que resultou de muitos passos dados para chegar de Ponte de Lima a Santiago de Compostela.
“Como quem procura uma fonte ou uma estrela, partimos em direcção a Santiago de Compostela”. É a atitude do peregrino. “Deixamos o lar e o trabalho, a cidade e os horários, e regressamos à terra e ao pó dos caminhos”. José Antunes da Silva, na introdução ao “A Caminho de Santiago”, revela ainda a quem já esteja a problematizar quilómetros de caminhada: “De mochila às costas – cada ano mais leve -, partimos como quem busca uma estrela para encontrar o rumo certo; como quem procura uma fonte para matar a sede”. E é assim que se faz a caminhada. De etapa em etapa, com muito significado interior e espiritual, que acrescenta significado e gosto à aventura de dias de caminhada por terras do Alto Minho e da Galiza.
José Antunes da Silva é membro da Congregação dos Missionários do Verbo Divino. De 1986 a 1989 foi missionário no Ghana (África Ocidental); de 92 a 2003 coordenou a Pastoral Universitária, em Guimarães. É do trabalho com a juventude durante esses anos que resulta este livro.
Actualmente, trabalha na casa que os Missionários do Verbo Divino têm em Fátima. E continua a peregrinar a Santiago… “por gosto”.