O cristianismo não é uma doutrina, diz o Papa aos jovens
2004-03-03 21:15:22

João Paulo II escreveu aos jovens de todo o mundo para recordar que não há cristianismo sem um encontro concreto com Jesus e que só este encontro dá sentido à vida.

“O cristianismo não é simplesmente uma doutrina, é um encontro na fé com Deus, presente na nossa história pela incarnação de Jesus”, afirma.
A Santa Sé divulgou ontem a Mensagem de João Paulo II para o Dia Mundial da Juventude, que será celebrado este ano a nível diocesano, no Domingo de Ramos (4 de Abril), sendo considerado como a etapa final da preparação das próximas Jornadas Mundiais da Juventude, previstas para Agosto de 2005 na cidade alemã de Colónia.
“Queremos ver Jesus” é o tema da mensagem papal, que retoma o pedido feito aos Apóstolos por um grupo de gregos - episódio relatado no Evangelho segundo São João (12, 20ss). João Paulo II pede aos jovens de hoje que empreendam esta mesma busca.
“Antes de tudo, fazei silêncio no vosso interior . Deixai que surja no vosso coração o ardente desejo de ver a Deus, desejo muitas vezes sufocado pelos ruídos do mundo e pelas seduções dos prazeres”, explica.
“Todos os bens da terra, todo sucesso profissional, o próprio amor humano com que sonham, nunca poderão satisfazer plenamente as vossas expectativas mais íntimas e profundas”, diz o Papa.
Na sua mensagem, o chefe da Igreja Católica apresenta os meios pelos quais os jovens podem viver melhor a sua fé, na comunidade cristã e na sociedade.
“Se aprenderdes a descobrir Jesus na Eucaristia, sabereis descobri-lo também nos vossos irmãos e irmãs, em particular os pobres. A Eucaristia recebida com amor e adorada com fervor é uma escola de liberdade e de caridade”, assegurou o Papa.
Nesse sentido, João Paulo II explica que “o mundo tem necessidade urgente do grande sinal profético da caridade fraterna: não é suficiente, “falar” de Jesus, também é preciso mostrá-lo com o testemunho eloquente da própria vida”.
O Papa pede à juventude que faça das suas paróquias, movimentos e comunidades lugares de acolhimento. “Deus serve-se da amizade humana para levar aos corações o manancial da caridade divina. Senti-vos responsáveis da evangelização dos vossos amigos e de todos os da vossa idade”, concluiu.