Beatificação de Robert Schuman avança no Vaticano
2004-03-04 21:12:31

João Paulo II manifestou o seu “interesse pessoal” pela beatificação do político francês Robert Schuman, considerado como um dos fundadores da actual União Europeu. A notícia foi avançada pelo director de comunicação da diocese de Metz.

Segundo a Agência Internacional da Imprensa Católica (APIC), a Congregação para a Causa dos Santos terá pedido a activação desta causa. É possível que João Paulo II deseje proceder a essa beatificação numa passagem por Estrasburgo em Setembro de 2004, respondendo ao convite do presidente do Parlamento Europeu, Pat Cox.
Robert Schuman nasceu no Luxemburgo, em 1886, e é considerado um dos pais da Europa. O inquérito diocesano para a sua causa de canonização já terminou e deverá chegar rapidamente ao Vaticano.
João Paulo II tem manifestado, por repetidas vezes, a sua convicção de que a nova Europa não se pode construir em detrimento ou em oposição aos valores cristãos.
A visão de uma “comunidade de povos”, como foi apresentada por Schuman com a declaração do 9 de Maio de 1950, está no coração dos recentes debates sobre a identidade cristã da Europa.
Robert Schuman foi chefe do governo francês, ministro e autor da declaração de 9 de Maio de 1950, que deu um grande impulso à construção europeia. Entre 1958 e 1960, foi o primeiro presidente do Parlamento Europeu.
O Papa Paulo VI definiu-o como "um infatigável pioneiro da unidade europeia".
Robert Schuman escreveu em 1960 que "a Europa unida prefigura a solidariedade universal do futuro".
Os impulsionadores da causa da beatificação afirmam que a sua vida ilustra o que poderíamos chamar de "santidade política" e crêem que "os povos necessitam de exemplos como o de Robert Schuman, cuja vida manifesta a unidade profunda entre fé, pensamento e acção".