Parabéns! - 25 Anos ao serviço da Comunidade
2004-03-03 20:54:40

A Paróquia de Nª Srª da Areosa (Porto) comemora hoje dia 04/03/2004 o seu 25º Aniversário.

Quem somos:

Tudo começou numa pequena capela situada na Rua de Costa Cabral, pertencente à Comunidade Religiosa dos Padres Claretianos.

Em 4 de Março de 1979, por decreto de D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Areosa e em 17 de Maio de 1987 foi inaugurada a sua nova e actual igreja.

Somos uma comunidade de Fé que quer anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo nesta zona da Cidade do Porto.

É orientada por uma Equipa Sacerdotal de Padres Claretianos à frente da qual está o Pároco, Padre José Diz e o Padre José Maia como Vigário Paroquial.

Deste o início a sua actividade pastoral está orientada por três grandes linhas de força:
Profética – Comunidade que anuncia as Bem-Aventuranças de Jesus Cristo;
Litúrgica – Comunidade que ora e dá glória a Deus com as suas celebrações;
Sócio-Caritativa – Comunidade solidária com todos os homens e com o homem todo, em especial os mais carenciados.

Como timbre desta paróquia é de referir o lugar dado aos leigos que o desempenham com grande dedicação, responsabilidade e sentido de Igreja.

O acolhimento às crianças e à juventude sempre foi uma forte aposta em que toda a estrutura da paróquia se empenha consciente de que o futuro é dos jovens.

Somos uma paróquia-comunidade aberta:
- a todos os que andam à procura de Deus;
- a todos os que precisam de apoio;
- a todas as críticas construtivas;
- a todas as instituições que trabalhem para o bem dos homens;
- a ti que estás disposto a trabalhar pelos outros.

Sabia que na Paróquia…

- Frequentam a Catequese cerca de 600 crianças e jovens orientados por 70 catequistas;

- Existe um Agrupamento de Escuteiros com cerca de 200 elementos incluindo duas dezenas de dirigentes;

- Os Jovens e a Família têm um particular acolhimento através de grupos especializados;

- Ao serviço das Celebrações Litúrgicas estão envolvidos mais de 150 pessoas (Leitores, Acólitos, Ministros da Comunhão, Grupos Corais, etc.);

- As diversas Eucaristias Dominicais são participadas por cerca de 2.500 pessoas;

- Diariamente, através dos Centros Sociais são atendidas mais de 650 pessoas e servidas cerca de 1000 refeições;

- Frequentam o Jardim de Infância e os centros de ATL cerca de 270 crianças;

- A Cultura e o Desporto são dinamizados através de Escola de Música, Grupo de Teatro, Rancho Folclórico e Pavilhão Desportivo (com vários desportos);

- A Comunicação Social marca presença com o Jornal Pedras Vivas e com o Web Site www.paroquia-areosa.pt;

- Muitas outras actividades e serviços estão disponíveis para todos os que se sentem pertencer a esta Comunidade.

Se a paróquia ou alguma destas actividades te despertou interesse, não hesites em contactar-nos.

Como contactar-nos:

Endereço: Rua da Igreja da Areosa (Igreja)
4200-323 Porto

Telefone: 225499333
Fax: 225404722

e-mail: igreja@paroquia-areosa.pt

web site: www.paroquia-areosa.pt

Estamos ao teu serviço

Programa das Comemorações do 25º Aniversário
03-Janeiro Festa dos Reis (Com todos os Grupos Paroquiais)
03,04,10,11 Janeiro Cânticos das Janeiras (No fim das Eucaristias)
13-Fevereiro Fim do Concurso de Fotografia