paroquias.org
 

Notícias






Cáritas em Semana Nacional : 7 a 14 de Março
2004-03-03 20:49:36

Pode sempre questionar-se a oportunidade e o alcance prático de um dia ou semana de uma qualquer causa, por mais nobre que seja, sabendo-se que , de tão banalizados e vulgarizados, muitos destes dias que povoam a nossa rotina são, de imediato, submergidos uns pelos outros, não escapando a uma indiferença comum.
Não é mensurável o que fica, mas há-de dar-se como certo também que os horizontes dos homens ficariam mais empobrecidos se, de quando em vez, a proposta de um humanismo novo, alicerçado na justiça e na solidariedade não fosse levada à praça pública, para interpelar consciências e comportamentos.


Não é mensurável o que fica, mas há-de dar-se como certo também que os horizontes dos homens ficariam mais empobrecidos se, de quando em vez, a proposta de um humanismo novo, alicerçado na justiça e na solidariedade não fosse levada à praça pública, para interpelar consciências e comportamentos. Não custará reconhecer que os sucessivos dias Caritas constituem sempre um apelo à solicitude activa para com os mais fracos e marginalizados, estimulam sentimentos e práticas de humanização, fazendo muitas pessoas abrirem-se a gestos, atitudes e serviços de entreajuda e de promoção libertadora.
Num tempo que tende a sacrificar valores e direitos essenciais a todo o género de idolatrias, reveste-se mesmo de urgência singular o apontar doutros caminhos centrados na primazia das pessoas, de todas as pessoas, e na satisfação dos direitos em que se reconhece a sua dignidade.
Recolha de sangue na cidade de Leiria, Encontro Anual da "Família Cáritas", acção de formação "A importância dos afectos no trato com os idosos" e "peditório público", são os actos que a Caritas Diocesana de Leiria preparou para assinalar a Semana Nacional da Caritas, de 7 a 14 de Março.
Respondem todos a necessidades concretas e imediatas, mas constituem sobretudo, também gestos pelos quais somos todos convidados a descentrarmo-nos de nós próprios, a reconhecermo-nos elos da mesma cadeia humana, participantes dum destino comum, filhos do mesmo Pai. Solidários, tanto na participação dos bens da terra e do engenho dos homens, como no acompanhamento dos que revelam menos aptidões, dos mais fragilizados e desmunidos.
A solidariedade não é sentimento vago ou idealismo estéril; exprime-se e afirma-se nas relações do quotidiano, dentro da família, da escola, das igrejas ,das associações, em todos os lugares onde se decidem as soluções para os problemas humanos. Pugnar pelo direito e pela justiça, promover o bem comum contra as pressões dos interesses egoístas, oferecer gratuitamente algum do nosso tempo, aptidões, ou bens materiais , participar em pequenas ou grandes iniciativas em favor dos outros, sobretudo dos mais fracos, são apenas formas diferentes de participação na construção de um mundo mais humano onde todos possam ter lugar.

I - RECOLHA DE SANGUE : a vida que se oferece

É na manhã do dia 10, 4ª. Feira. Das 9 às 12,30, no salão da Sé, junto ao "Ninho".
Uma iniciativa que a Cáritas promove pelo sétimo ano consecutivo e que tem suscitado elevado número de adesões, num ritmo sempre crescente.
Espera-se que venha a ser confirmada também neste ano, a disponibilidade e sensibilidade dos leirienses para um gesto que vai ao encontro de necessidades reais das instituições de saúde, neste caso do Hospital de Leiria; mas que encerra também um valor simbólico, bem impressivo, a que é difícil ficar indiferente: dar sangue é para cada um, o partilhar da vida que faz outros viver.
A acção é realizada pela equipa de Hemologia do Hospital de Leiria e podem dar sangue as pessoas saudáveis, dos 18 aos 65 anos. Não dói, não custa nada, e quem o faz tem muitas razões para se sentir de bem consigo e com os outros.

II - FAMÍLIA CÁRITAS - o VII Encontro
Na tarde do domingo, 7 de Março, com início às 14,45 h, no Centro Paroquial Paulo VI, na secção da Rua Paulo VI em Leiria, vão encontrar-se, pelo sétimo ano consecutivo, os grupos paroquiais da diocese, voluntários e quantos, duma forma mais assídua ou ocasional, estão ligados à Cáritas por algum tipo de colaboração. Outras pessoas podem participar também.
Os encontros anuais de colaboradores da Cáritas constituem sempre uma oportunidade de formação, de actualização e de crescimento. De convívio também. O reconhecer-se parte de uma família mais alargada, que partilha motivações e ideais comuns, ajuda a vencer friezas e desânimos e constitui estímulo vigoroso para um compromisso renovado.
Do programa, o destaque vai para " Família Solidária - Um Toque de Esperança", o lema da Caritas para esta semana, inspirado pela passagem do 10º. Aniversário do Ano Internacional da Família, proposto pelas Nações Unidas em 1994. O tema vai ser desenvolvido pelo Assistente da Cáritas, P. Dr. Albino da Luz Carreira.
A família como escola de valores e espaço privilegiado para a aprendizagem de uma cultura de solidariedade e de co-responsabilidade vão, por certo, estar entre as variadas perspectiva s de abordagem que o tema oferece.

III - AFECTOS - no cuidar dos idosos
"STROKES (Toques) - A importância dos afectos no trato com os idosos", é a acção
de formação proposta pela Cáritas para o sábado 13, nas instalações da NERLEI.
Visa o desenvolvimento de competências dos profissionais que cuidam das pessoas idosas, e vai ser orientado pelo psicólogo Dr. Abel Magalhães.
Com esta realização, pretende a Cáritas juntar o seu contributo aos esforços empreendidos por várias outras entidades, no sentido de estimular para um relacionamento mais qualificado e humanizado com os mais velhos.
O facto de o limite de 50 inscrições ter sido rapidamente ultrapassado por profissionais das instituições do sector, diz bem das carências que ainda existem, mas também da grande disponibilidade para atingir patamares de maior excelência e qualidade.

IV - PARTILHA DE BENS - uma proposta anual
A Caritas de Leiria é espaço de gratuidade e de solidariedade voluntária. Não pesando um cêntimo ao Orçamento do Estado, os bens materiais de que pode dispor são apenas os que lhe chegam da colecta anual nas comunidades cristãs da diocese, e da partilha de bens junto da população( vulgo peditório público).
Os meios que tem para repartir são, pois, o tempo, as capacidades e disponibilidade dos seus muitos voluntários e os repetidos gestos de compreensão e apoio de quantos se assumem solidários na construção de um mundo e de uma cidade para todos.
Por isso, devidamente autorizados e identificados os nossos/as colaboradores/as vão estar na rua nos dias 11 a 14 de Março, levando a todas as pessoas sobretudo uma proposta de partilha, do que sobra ou, porventura, pode fazer alguma falta. Para os leirienses, sobretudo, importará ter conhecimento de que metade deste "peditório" na cidade, destina-o a Cáritas ao Centro de Acolhimento.
Partilhar os bens, as aptidões, abrir o porta-moedas às necessidades de outros serão, para uns, exercício de purificação quaresmal; para outros, expressão elevada de cidadania; mas para todos, são gestos com que se fortalecem os laços da solidariedade na família humana e se firmam os alicerces duma convivência fraterna e pacífica.
A Caritas está segura de que os seus voluntários e voluntárias vão encontrar junto da população os mesmos sinais de compreensão, de apoio e de delicada simpatia com que a generalidade das pessoas a tem distinguido. Para uns(umas) e para outros (as), uma saudação afectuosa e agradecida.

Ambrósio J. Santos
Presidente da Caritas Diocesana de Leiria


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia