paroquias.org
 

Notícias






“Varanda dos Reis” nos dois dígitos
2004-03-03 20:47:12

No I Domingo da Quaresma, foi distribuído gratuitamente o número 10 do “Varanda dos Reis”, Boletim das Paróquias de São Gonçalo e São Veríssimo. Prosseguindo o esquema habitual de organização do Boletim a partir dos espaços da Igreja, «A Porta de Entrada» (Editorial) sugere as crianças como guias espirituais desta Quaresma e lembra a partilha quaresmal da Catequese destinada, este ano, à «Terra dos Homens». Tal se concretiza a partir da Mensagem do Papa para esta Quaresma, que insiste no acolher as crianças e no tornar-se criança, como se pode ler no «Fontanário».

O «Adro», onde se espelha a vida da comunidade, está recheado de notícias da vida paroquial, com destaque obviamente para a inauguração do Centro Pastoral. Ao registar, com pormenor, os factos e acontecimentos, o Boletim acaba também por se tornar uma «fonte» de estudos para a História das comunidades. Isso percebe-se até pelo cuidado com que se registam datas e se «faz história». A parte história da secção «Monumento», está reservada à listagem dos párocos de São Gonçalo e de São Veríssimo, com alguns apontamentos breves sobre a História das duas Paróquias. É um estímulo a outras investigações. Não falta o humor na «Claustrofobia». Nem algumas gralhas, de que só os humanos são capazes. Nem a cor roxa a sugerir a austeridade do tempo quaresmal em que este Boletim se insere.


De notar que este Boletim tem actualização permanente «on line» em http://www.ecclesia.pt/varandadosreis, onde, semana a semana, são também colocados a Homilia Dominical, notícias e alguns subsídios litúrgico-pastorais. A Paróquia dispõe ainda de um espaço de consulta útil em http://www.ecclesia.pt/sgoncalo.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia