Comunidade Ecuménica de Taizé
2004-02-26 19:10:33

A Comunidade Ecuménica de Taizé, “essa pequena primavera” no dizer do Papa João XXIII é um espaço de oração e partilha visitado anualmente por milhares de jovens europeus, incluindo muitos portugueses.

Marcando indelevelmente a vida da Igreja Europeia nos últimos 60 anos, Taizé desempenhou um papel determinante na criação da confiança entre os cristãos Europeus, contribuindo para a reconciliação a família humana e para o esbater das divisões que tão profundamente tem marcado a nossa história. Nunca quis organizar-se como mais um movimento, mas convidar os jovens que recebe a empenhar-se na vida da respectiva comunidade.

Os irmãos de Taizé assumem em si próprios esse testemunho de comunhão. Sendo uma comunidade monástica assumidamente internacional e ecuménica, com católicos e membros das mais importantes igrejas reformadas, mostra que é possível partilhar o dia a dia já com o coração reconciliado, na procura incessante das fontes da fé.

Na sua vocação de acolhimento Taizé recebe os Jovens de todo o mundo e convida-os a partilhar a vida da comunidade. Por vezes é Taizé que visita as igrejas locais, acompanhada por milhares de jovens. Todos os fins de ano, uma grande cidade Europeia acolhe dezenas de milhar de jovens, dos mais diversos países, para um Encontro Europeu integrado numa mais ampla “Peregrinação Mundial de Confiança”, com expressão noutros Continentes.

Espera-se para breve o anúncio da cidade que vai acolher o próximo Encontro Europeu, que naturalmente será um importante factor de dinamização da igreja desse país, ao pelo desafio que as paróquias a acolherem tantos jovens, tão diferentes do ponto de vista cultural e religioso.

Assim, no próximo mês de Março, três Irmãos de Taizé estarão em Portugal, para contactos com a Igreja local e com os grupos e paróquias que costumma ir a Taizé.

Em Coimbra teremos o prazer de receber o Irmão José Ramon no próximo domingo, 7 de Março.

Os membros e animadores de grupos e movimentos terão um encontro a partir das 14,30h horas, no colégio Rainha Santa Isabel, Rua do Brasil, Coimbra, destinado a dar a conhecer melhor aquela comunidade. A partir das 17 horas, na Igreja de S. José, um espaço para falar do próximo encontro Europeu e, das 21 às 22 horas teremos um momento de oração com o ambiente e os cânticos que marcam tão profundamente que passa por aquela comunidade.

É muito importante a participação dos grupos e movimentos de Coimbra nesta iniciativa, até porque há fortes perspectivas de todos sermos chamados a assumir um importante desafio, que vai mobilizar certamente a juventude portuguesa…mas também é importante informar a comunidade designadamente nas eucaristias dominicais

Contamos convosco e com a vossa colaboração na divulgação deste encontro.

Um abraço em Cristo
Pelo SDPJ:
Pe. João Paulo Vaz

Pelo grupo que dinamiza as orações com cânticos de Taizé em S. José:

António José Monteiro