A Quaresma é um tempo de revisão de vida
2004-02-25 20:40:56

João Paulo II sublinhou ontem a importância da Quaresma na vida da Igreja, convidando os fiéis a examinarem e a orientarem a sua própria vida.
O itinerário quaresmal de 40 dias foi apresentado pelo Papa como “ocasião propícia para examinar-se a si mesmos, com sinceridade e verdade, para voltar a pôr em ordem a própria vida, assim como as relações com os outros e com Deus”.

A Quaresma, tempo litúrgico de preparação para a Páscoa que começará esta Quarta-feira de Cinzas, é antes de tudo um tempo de conversão, assegurou João Paulo II antes da oração do Angelus, na Praça de São Pedro.
“A Quaresma, que na quarta-feira próxima iniciaremos com o significativo rito da imposição das cinzas, constitui um momento privilegiado para intensificar este compromisso de conversão para Cristo”, afirmou.
A Mensagem de João Paulo II para a Quaresma de 2004, que marcará a reflexão da Igreja Católica durante esse tempo, foi dedicada às crianças, sobretudo às que vivem “profundamente feridas pela violência dos adultos”. Partindo de uma passagem do Evangelho segundo São Mateus, “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim”(Mt 18,5), o Papa apresenta aos católicos de todo o mundo a necessidade de “examinar como são tratadas as crianças nas nossas famílias, na sociedade civil e na Igreja”.
Com a sua intervenção, líder da Igreja Católica pretende denunciar os “abusos sexuais”, a “ prostituição”, o “envolvimento na venda e no uso da droga”, o trabalho infantil e o alistamento de crianças como soldados, os efeitos da “desagregação familiar” e o “ignóbil tráfico de órgãos e pessoas”.
“E que dizer da tragédia da Sida com consequências devastadoras na África? Fala-se já de milhões de pessoas atingidas por este flagelo, e muitíssimas delas contagiadas desde o nascimento. A humanidade não pode fechar os olhos perante um drama tão preocupante!”, acrescentou João Paulo II.