Vaticano tem muito a fazer para se arrepender
2001-03-25 12:31:51

O responsável máximo da Igreja ortodoxa grega, monsenhor Christodulos, considera que o Vaticano devia dar ainda «numerosos passos» para se arrepender da sua «intransigência» no decorrer dos séculos.

Num comunicado de imprensa visando «esclarecer» a posição da Igreja grega sobre a visita de João Paulo II à Grécia a 4 e 5 de Maio, a primeira efectuada por um papa à Grécia, o arcebispado de Atenas, dirigido por monsenhor Christodulos, considera que o Papa mostrou «sérios indícios de arrependimento», pela «primeira vez, após séculos e séculos de intransigência do Vaticano». Realçando que o Papa reconheceu, já em 1997, os erros da Igreja católica, entre os quais as «cruzadas», o arcebispo considera que se trata de «um primeiro passo». «Muitos outros continuam por dar», acrescenta o texto.

O comunicado realça igualmente que a visita do Papa dará a Christodulos a ocasião de sublinhar os problemas da «divisão [das Igrejas] como o tema mais importante do uniatismo».

O arcebispado divulgou este comunicado como contraponto da contestação no seio da Igreja a propósito da luz verde finalmente dada pelo seu órgão colegial supremo, o Santo Sínodo, à visita do Papa enquanto simples peregrino. Grande parte do clero e religiosos manifestaram a sua oposição a este acordo e, segundo fontes citadas pela AFP, os ultra-ortodoxos preparam manifestações.

A Igreja grega censura ao Vaticano o facto de ainda não ter pedido perdão pelo saque de Constantinopla às mãos dos cruzados em 1204, e acusa João Paulo II de apoiar activamente os uniatas - católicos de rito bizantino (tradição oriental de obediência a Roma) - na Europa do Leste.