Nova Basílica já está a mudar imagem de Fátima
2004-02-17 19:06:49

Continuam a decorrer a bom ritmo os trabalhos de vedação do espaço onde será construída a Igreja da Santíssima Trindade, no âmbito da 1.ª empreitada adjudicada, consignada no início deste mês.

Na passada semana foi feito o corte das árvores e arbustos que se encontravam nas alamedas do túnel que dá acesso ao Centro Pastoral Paulo VI. Na manhã de ontem, foi retirada a Cruz Alta, um dos elementos centrais da Praça Pio XII, onde nascerá o novo templo, a Igreja da Santíssima Trindade.
Com um trabalho de precisão, foi feito o corte da cruz em ferro, tendo sido separada da sua base com a ajuda de uma grua.
Este elemento simbólico, com a altura de 27 metros, pintada a verde e desenhada pelo Arquitecto Carlos Freire, foi colocado na Praça Pio XII para assinalar o encerramento do Ano Santo de 1951.
Para o futuro, o Santuário não pensa recolocar a Cruz Alta, até porque ela se encontra bastante deteriorada, devido à corrosão do ferro.
Da mesma praça foram, durante a tarde, retiradas as estátuas de Pio XII, D. José Alves Correia da Silva e de Paulo VI, a primeira da autoria do escultor Soares Branco, e as outras duas da autoria do escultor Joaquim Correia.
O Serviço de Construções do Santuário de Fátima criou uma equipa de trabalho no sentido de estudar os aspectos iconográficos e visuais do novo espaço a construir, não estando ainda determinado se se manterá a simbologia dos elementos actuais.