paroquias.org
 

Notícias






Padres acusados de abuso sexual
2004-02-17 13:15:05

Relatório dos EUA dá conta de 11 mil alegações contra sacerdotes.
Mais de 4400 padres dos Estados Unidos foram acusados de abuso sexual contra menores, entre 1959 e 2002. É a conclusão de um estudo encomendado pela Conferência Episcopal norte-americana, divulgada em primeira mão pela CNN.


A investigação só vai ser formalmente divulgada a 27 de Fevereiro, mas a cadeia de televisão CNN já avançou com as principais conclusões. No total, registaram-se 11 mil alegações de abuso sexual por padres, contra menores. Os 4450 sacerdotes acusados representam cerca de quatro por cento dos 110 mil padres ao servilo da comunidade durante os 52 anos cobertos pela investigação.

O relatório tem por base uma investigação a nível nacional, pedida pela Conferência Episcopal, a fim de obter um melhor entendimento do espectro da "crise".

De acordo com a CNN:

Mais de metade dos padres acusados têm apenas uma alegação contra si;

25 por cento, ou 1112 padres, tem duas ou três alegações;

Quase 13 por cento tem entre quatro a nove alegações;

Quase três por cento tem dez ou mais alegações.


O presidente da Conferência Episcopal emitiu, entretanto, um comunicado, no qual classifica o relatório de "um marco importante que dá que pensar".

"Não vi o relatório e por isso não posso comentar o conteúdo. Mas quero reafirmar que os bispos encomendaram este relatório para poderem perceber o melhor possível o que causa esta terrível ocorrência na vida da nossa comunidade, a fim de que não volte a acontecer", declarou o Bispo.

De acordo com a investigação, 78 por cento dos abusados sexualmente tinham entre 11 e 17 anos; 16 por cento tinha entre 8 e 19 anos e quase 6 por cento tinha 7 anos ou menos.



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia