Síntese do Catecismo da Igreja Católica a caminho
2004-02-12 20:03:29

Está pronto o esboço da síntese do Catecismo da Igreja Católica, uma espécie de “vademecum” da religião católica. O esboço tem cerca de 150 páginas, e será agora enviado a todos os cardeais e aos presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo.

O compêndio foi solicitado pelo Papa, no ano passado. Para a elaboração dessa síntese, foi instituída uma comissão especial, em Março de 2003, presidida pelo Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
O Catecismo da Igreja Católica tem quase dez anos e mil páginas. Por isso, de acordo com o Cardeal Ratzinger, o objectivo era apresentar o mesmo conteúdo, mas de uma forma breve, simples e clara.
O texto está dividido em quatro partes, dedicadas à profissão de fé, aos sacramentos, aos mandamentos e à oração. Segundo desejo expresso pelo Papa, a síntese deverá conter, de modo conciso, o conteúdo essencial e fundamental da fé da Igreja.