paroquias.org
 

Notícias






Igreja em Lisboa quer assumir desafios da nova cidade
2004-02-12 20:02:44

A semana de estudos teológicos que ontem se encerrou, em Lisboa, foi assumida pela Faculdade de Teologia da UCP como uma etapa da colaboração no Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE).

O coordenador do ICNE na cidade de Lisboa, Pe. Carlos Pães, referiu à Agência ECCLESIA que estes dias de discussão sobre “Os sinais de uma Igreja que se renova” foram importantes “pela forma como contribuem para que estejamos à altura do desafio que nos é apresentado e fazer passar a mensagem nas melhores condições”.
Segundo este responsável “ainda não assumimos o corte cultural que esta civilização significou, relativamente à Cristandade”.
A forma de levar uma mensagem que a Igreja Católica define como salvífica nem sempre é melhor e essas falhas foram discutidas nestes dias de estudo. “Os nossos códigos excluem demasiadas pessoas, que nem chegam a entender o alcance as afirmações, e este desfasamento representa um desafio para os que têm de proclamar a Palavra”, constata o Pe. Paes.
Para o coordenador do ICNE na cidade de Lisboa, a metodologia assumida pela FT, ouvindo especialistas e promovendo o debate com representantes das comunidades, “possibilitou uma maior participação e alargou as implicações pastorais da reflexão”.
A preparação do ICNE continua em Lisboa, nos próximos dias 14 e 15, com a reunião da Equipa Internacional, constituída por delegados das cidades que, em anos sucessivos, acolhem o Congresso.
Este já se realizou em Viena em Maio de 2003, e ainda irá ter lugar em Paris, (Outubro de 2004), Lisboa (2005), Bruxelas (2006) e Budapeste (2007).

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia