Bispo de Leiria quer festas mais Católicas
2001-03-22 21:57:53

O bispo da diocese Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, emitiu uma nota pastoral aconselhando os sacerdotes e as comissões de festas a repensarem os festejos, para que tenham um cariz mais religioso e não caiam em excessos ou esbanjamento de dinheiro. Segundo D. Serafim Ferreira e Silva, "a festa é a expressão comunitária da alegria", mas deve ser pensada em função dos mais necessitados e da missão da Igreja, evitando-se o esbanjamento de dinheiro e todo o conjunto de excessos que, por norma, rodeiam as festividades.

"Muitas vezes, as festas são concebidas e realizadas mais como festas da aldeia, do que propriamente da comunidade cristã", afirma o prelado, lamentando que a parte profana assuma importância especial na elaboração dos programas, enquanto a componente religiosa se limita à "celebração eucarística e, eventualmente, à procissão". Para o bispo, "torna-se necessário repensar as celebrações festivas das comunidades cristãs", tendo mais atenção à constituição das comissões de festas e ao diálogo com o pároco, para que os "objectivos religiosos e a preparação dos actos litúrgicos" não sejam remetidos para segundo plano. Baseando-se numa reflexão do Conselho Presbiteral sobre a "Renovação Pastoral das Festas Religiosas", publicada em 1980, e nos resultados da caminhada sinodal, D. Serafim Ferreira e Silva reconhece não haver um modelo pré-definido de festa cristã, mas entende que o seu objectivo principal é sempre "louvar a Deus e honrar os Santos". Neste contexto, o bispo da diocese Leiria-Fátima aconselha "cuidados especiais" no tratamento da liturgia e procissão dos programas das festas e apela a uma maior envolvimento dos diferentes agentes locais. A terminar a nota pastoral, D. Serafim Ferreira e Silva faz votos para que "as festas cristãs sejam sinal de fé e alimentem a vida interior, sem menosprezar o convívio e a alegria relacional", convidando os sacerdotes e comissões paroquiais a empenhar-se na reformulação das festas religiosas.

Fonte CM