Imigrantes inspiram pastoral da diocese de Setúbal
2001-03-22 21:54:22

O Bispo de Setúbal considera que há gente sem escrúpulos que gosta da precaridade do imigrante para ganhar mais, pelo que dirigiu à diocese um apelo para intervenção específica nesse sector.

D. Gilberto Canavaro dos Reis, em Nota Pastoral ontem publicada, afirma que um imigrante indocumentado é um pobre ainda mais pobre. "Há o desconhecimento da lei e das vantagens da legalização por alguns imigrantes e ainda o medo, a inércia, a exploração com os seus enganos e burocracia",
acentuou.
O prelado sadino lançou um apelo às comunidades cristãs, empregadores, associações civis e autoridades, em toda a diocese, para que colaborem na legalização dos imigrantes, incentivando a criação em cada paróquia de um serviço de apoio.
Os concelhos de Setúbal, Almada, Seixal e Moita, onde a construção civil está em plena actividade, são áreas importantes que o prelado considera de intervenção urgente na colaboração da diocese.
Ao nível das organizações da sociedade civil, a legalização está a ser feita com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o qual dispõe de um posto na Bela Vista, no edifício do Centro Regional de Segurança Social onde diariamente se juntam enormes filas de imigrantes.
Também a Universidade Popular Bento de Jesus Caraça promove aulas de português para imigrantes com uma professora de línguas eslavas. Nas instalações da Associação Cristã da Mocidade têm sido promovidos, por outro lado, diversos colóquios sobre a problemática da integração, sendo o próximo na sexta-feira com a participação do arquitecto Chartes Monteiro, coordenador do projecto urbano da Bela Vista.

Fonte JN