A falta de padres pede uma renovação pastoral
2004-02-04 20:52:15

Como o tema do terceiro ano do Triénio da Palavra na diocese de Angra está centrado na “Eucaristia - fonte e centro da vida cristã”, o clero desta diocese esteve, de 26 a 30 de Janeiro, em formação permanente e foi desafiado a descobrir “as várias dimensões da eucaristia: teológica, litúrgica, bíblica e social” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Ângelo Valadão, coordenador das jornadas.

Com a falta de padres e a respectiva ausência da celebração eucarística dominical, as “nossas comunidades colocam-nos desafios” porque “há uma diminuição muito grande desde o penúltimo ao último censo”. As causas – refere o Pe. Ângelo Valadão – estão “na sociedade, na Igreja e na nossa forma de celebração”.
Perante esta realidade, o coordenador das jornadas sublinha que é necessário “não pensar somente nos que estão dentro” mas “chamar também aqueles que estão fora”. E acentua: “temos que nos preocupar com aqueles que nos procuram ocasionalmente”. Um desafio que passa pela apresentação de uma imagem de “Cristo mais humana e mais próxima das pessoas”. Sem esquecer a dinâmica do rito litúrgico, o Pe. Ângelo Valadão apelou a uma adaptação, “sem criatividades exageradas”, da liturgia para que esta chegue com “mais proximidade aos jovens e crianças”. No fundo apelou-se a “uma renovação teológica dos padres e a uma renovação pastoral”.
O cristianismo sociológico está “implantado no nosso país” mas “isso não chega”. E continua: “temos de apostar na pastoral do acolhimento”. Em relação às homilias, os oradores pediram aos participantes que “não as tornem maçadoras e utilizem uma linguagem mais actual” – finaliza.