João Paulo II pede mais protecção para as crianças
2004-01-31 20:59:09

A Mensagem de João Paulo II para a Quaresma de 2004 foi dedicada às crianças, sobretudo às que vivem “profundamente feridas pela violência dos adultos”.

Partindo de uma passagem do Evangelho segundo São Mateus, “Quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim”(Mt 18,5), o Papa apresenta aos católicos de todo o mundo a necessidade de “examinar como são tratadas as crianças nas nossas famílias, na sociedade civil e na Igreja”.
O líder da Igreja Católica denuncia os “abusos sexuais”, a “ prostituição”, o “envolvimento na venda e no uso da droga”, o trabalho infantil e o alistamento de crianças como soldados, os efeitos da “desagregação familiar” e o “ignóbil tráfico de órgãos e pessoas” como casos que dão testemunho das dificuldades em que vivem os menores nos nossos dias.
“E que dizer da tragédia da Sida com consequências devastadoras na África? Fala-se já de milhões de pessoas atingidas por este flagelo, e muitíssimas delas contagiadas desde o nascimento. A humanidade não pode fechar os olhos perante um drama tão preocupante!”, acrescentou João Paulo II.
Nesse sentido, o Vaticano apresentou hoje um projecto de reolha de fundos para um centro dedicado a crianças infectadas pelo HIV (dois milhões e meio, em todo o mundo) , o "Nyumbani", no Quénia. Na conferência de imprensa, onde foi lançada a mensagem do Papa, estiveram presentes os responsáveis máximos do Conselho Pontifício “Cor Unum”, organismo do Vaticano que é o “braço operativo” do Papa para a solidariedade, e o Pe. Angelo D’Agostino, fundador do "Nyumbani".
João Paulo II lembrou ainda a todos os católicos que “Tornar-se” pequenino e “acolher” os pequeninos “são dois aspectos dum único ensinamento que o Senhor hoje repropõe aos seus discípulos.”
“Gostava de recordar aqui os pais que não hesitam em tomar a seu cuidado uma família numerosa, as mães e os pais que, no cimo das suas prioridades, colocam, não a busca do sucesso profissional e da carreira, mas a preocupação por transmitir aos filhos aqueles valores humanos e religiosos que verdadeiramente dão sentido à existência”, referiu ainda.