paroquias.org
 

Notícias






Nova publicação na área do Direito Canónico
2004-01-29 19:39:43

O centro de Estudos de Direito Canónico da UCP lançou recentemente a sua nova colecção, os Cadernos “Forum Canonicum”, onde pretende lançar reflexões sobre alguns temas de relevância para o direito canónico e concordatário que atingem a actualidade.

Trata-se de um Boletim que se publica três vezes por ano. Aborda temáticas de ordem diversa, relacionadas com o direito das instituições, as relações entre a sociedade civil e a Igreja, o Estado e a Igreja, a influência da legislação civil em matéria religiosa.
O primeiro fascículo é da autoria de Juan José García Faílde, especialista em direito e em psiquiatria, figura conhecida a nível internacional, que oferece um artigo sobre "Imaturidade afectiva e psicologia na vida matrimonial".
Ao longo deste trabalho, o autor apresenta a necessidade de se atenderem a estes factores nas decisões sobre a vida matrimonial, assegurando que “a incompatibilidade de caracteres pode originar a causa jurídica relativa para assumir/cumprir obrigações essenciais do matrimónio, suficiente para gerar a nulidade do matrimónio à luz do cân. 1095, 3º”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia