Os atributos dos coros litúrgicos
2004-01-24 19:38:07

“Um grupo coral litúrgico não se destina a promover concertos nem à exibição de bons cantores para deleite dos participantes dos actos festivos nas assembleias eclesiais” – realçou D. Carlos Pinheiro, bispo auxiliar emérito de Braga, nas bodas de prata do Grupo Coral de Grimancelos, paróquia do arciprestado de Barcelos. “Sentido da fé”, “amor à Igreja” e “o mínimo de formação cristã” são alguns atributos – segundo o prelado – que deve ter quem faz parte de um grupo coral que anima celebrações litúrgicas.

E adianta: “não basta recrutar pessoas dotadas de boas vozes e que saibam cantar”.
Tal como a fundação, a organização e continuidade de um coro “é exigente e nada fácil”. Exerce um ministério eclesial, explicou D. Carlos Pinheiro, “que exige sacrifícios” e “constante disponibilidade” por parte dos cantores. E também “uma boa preparação, pois só assim é que podem cumprir a sua missão”.