Nasce na Alemanha a fundação Padre Werenfried
2004-01-24 11:05:23

Por ocasião do primeiro aniversário da morte do Pe. Werenfried van Straaten, pai da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” (FAIS), a Caritas Alemanha decidiu criar uma fundação com o seu nome. Klaus Wundlechner, director da FAIS na Alemanha, informou que o capital inicial da fundação é de 160 mil Euros, e que “muitos benfeitores declararam sua intenção de aumentar a sua contribuição”.

Os donativos serão destinados a manter projectos internacionais a favor de católicos perseguidos e à reconstrução da Igreja na Europa do Leste. O sacerdote alemão Werenfried van Straaten, que morreu a 31 de Janeiro de 2003, fundou a Ajuda à Igreja que Sofre em 1947.
No ano de 2002, a Fundação arrecadou mais de 57 milhões de Euros, que foram destinados a projectos pastorais em 127 países de todo o mundo.

56,9 MILHÕES DE EUROS PARA PROJECTOS DE DESENVOLVIMENTO
Também na Alemanha a organização não-governamental “Adveniat”, da Igreja Católica arrecadou 56,9 milhões de Euros em 2003, destinados a projectos de ajuda ao desenvolvimento na América Latina.
A “Adveniat” indicou que esse montante representa 4% menos do que foi arrecadado no período 2001-2002, ainda que o montante actual seja compensado pela valorização do Euro em relação ao dólar.
“O fato de o Euro estar mais forte que o dólar permitirá, este ano, aumentar a nossa capacidade operacional e ampliar os nossos projectos”, afirmou o presidente da “Adveniat”, o Bispo Auxiliar de Essen, D. Franz Grave.
D. Grave explicou que a “Adveniat” tentará ajudar também outros países da região, apoiando projectos de outras organizações e incentivando o trabalho social dos missionários leigos.