paroquias.org
 

Notícias






Padre participa em expedição ao Pólo Norte
2001-03-22 21:21:27

João Paulo II recebeu, em audiência privada, os 50 elementos que dentro de dias irão partir para o Pólo Norte, local onde permanecerão no dia de Páscoa.

Para o Papa esta experiência é um sinal da ânsia missionária do homem e do seu desejo de explorar a obra maravilhosa da criação.
João Paulo II entregou uma cruz aos elementos desta expedição ao Polo Norte e que permanecerá naquela latitude no dia de Páscoa. Esta cruz é uma obra esculpida em madeira com a particularidade de um dos braços de Cristo estar despregado da cruz e caído em direcção à terra numa atitude de resgate do homem em direcção à cruz que salva.
A esta iniciativa aderiu a Obra Romana de Peregrinações com o objectivo de garantir a assistência espiritual aos participantes e celebrar a Eucaristia no Pólo Norte no Domingo de Páscoa. São dois sinais que imprimem à expedição uma clara valência missionária afirmou o Papa aos membros da expedição. “Elevando a cruz e renovando o sacrifício eucarístico nos confins da terra vós recordais que a humanidade encontra a sua verdadeira dimensão apenas quando é capaz de fixar o olhar em Cristo, depositando nele toda a confiança”. O Papa recordou ainda a árdua expedição do Duque de Ambrussi na qual quis tomar parte o jovem sacerdote e alpinista Aquille Ratti o futuro Papa Pio XI, que no entanto não poderia partir por motivos imprevistos. Uma alusão também, nesta audiência, à expedição multinacional de 1928 chefiada por Humberto Nobili, o único explorador que ergueu a cruz de Cristo no Pólo Norte, a demonstrar essa contínua vontade do homem descobrir as páginas menos conhecidas da obra criada por Deus.
Estou certo, disse João Paulo II, que esta vossa singular viagem, vos fará experimentar o espanto do salmista diante das maravilhas da criação exclamando extasiado “ó Senhor nosso Deus como é grande o teu nome em toda a terra.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia