Igreja Debate "Ameaças de Xenofobia" em Portugal
2004-01-16 11:24:06

A Igreja portuguesa está preocupada com o que diz ser as "ameaças de xenofobia que têm sido vistas em Portugal". O tema estará em cima da mesa no IV Encontro sobre Apoio Social a Imigrantes, que hoje se inicia.

D. Januário Torgal Ferreira, em declarações ao PÚBLICO, antecipando o debate, referiu que parece haver "agora" a intenção, por parte do Governo, de recuperar algumas ideias humanistas. Só que essas medidas poderão surgir tarde demais, uma vez que "um certo discurso extremista" terá já causado efeitos negativos junto da opinião pública.

D. Januário Torgal Ferreira, que preside à Comissão Episcopal das Migrações - uma espécie de ministério para a Imigração da Igreja portuguesa - referia-se à sondagem PÚBLICO/RTP, realizada no dia 11 de Dezembro do ano passado, que indicava que três em cada quatro portugueses eram contra a entrada de mais imigrantes no país. "Eu acho que as pessoas fazem uma imagem errada dos imigrantes, vêem-nos muitas vezes como criminosos. Mas isso acontece por causa do retrato, errado, que lhes estão a mostrar", adiantou.

D. Januário sublinhou ainda que algumas das ideias que a Comissão Episcopal defendeu estão, finalmente, a ser postas em prática - numa alusão ao anúncio, da responsabilidade do Governo, de que os imigrantes ilegais que tenham feito os seus contributos para a segurança social poderão ser regularizados.

O padre Rui Pedro, da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), no entanto, não se revelou tão optimista relativamente a esses avanços legislativos. "Estamos diante de um retrocesso ao nível dos direitos dos imigrantes. Andámos para trás. Há uma espécie de obsessão no combate aos imigrantes ilegais e esquece-se o resto", afirmou, mostrando-se também muito preocupado com os "atrasos sucessivos" na regulamentação da nova lei da imigração: "Estes adiamentos têm agravado muito os problemas sociais destas pessoas. Eles vêm ter connosco e nós dizemos-lhes: 'Espere mais um pouco, a lei deve estar para sair... e, entretanto, há quem passe muitas dificuldades", concretizou o padre.

O Encontro deste ano - intitulado "Imigração e Comunicação Social" e organizado pela OCPM e pela Caritas - procurará fazer a pedagogia, junto dos agentes pastorais, da utilização da imprensa, questionando a imagem negativa dos imigrantes veiculada por "algum jornalismo português".

Fonte Público