Igreja não é governada por maioria, adverte o Papa
2004-01-16 12:59:29

Os conselhos pastorais das paroquias e dioceses devem oferecer conselhos e não ordens aos líderes das comunidades, afirmou João Paulo II no sábado passado.
“Uma relação equilibrada entre o papel do leigo e do ordinário diocesano ou do pastor deve ser salvaguardado”, vincou o Papa, em discurso aos membros da Congregação para o Clero.

A intervenção papal ressaltou ainda a necessidade de actualizar os organismos consultivos da Igreja, estabelecidos em 1983 segundo as indicações do Concílio Vaticano II.
“Os legítimos pastores, no exercício do seu múnus, jamais devem ser considerados como simples executores de decisões derivantes de opiniões majoritárias apresentadas nas assembleias eclesiais. A estrutura da Igreja não pode ser concebida em modelos políticos simplesmente humanos”, explicou João Paulo II.
A missão da Igreja inclui um “papel activo” para os leigos e a constituição hierárquica, “Esta constituição hierárquica apoia-se na vontade de Cristo e, como tal, faz parte do “depositum fidei” (depósito da fé), que deve ser conservado e transmitido integralmente ao longo dos séculos”, vincou.
O Papa acrescentou que “os pastores têm a missão de ensinar, governar e santificar o Povo de Deus. Os fiéis, junto dos seus pastores, participam activamente da missão da Igreja, no respeito das vocações e dos carismas específicos.”