Dar um relevo central à bíblia
2004-01-15 12:52:36

Nestes tempos “conturbados e laicizantes”, D. Armindo Lopes Coelho, Bispo do Porto, apelou aos participantes do II turno das Jornadas Pastorais do Clero da diocese do Porto, realizadas de 5 a 9 de Janeiro, para que o centralidade da vida diocese esteja “na nova evangelização” e considerou como urgente “o problema das vocações a exigir uma especial atenção do clero e fiéis da Diocese - vocações para o sacerdócio, para a vida consagrada e para actividade apostólica dos leigos, que todas elas são necessárias e devem despertar a consciência de uma mística de pertença à mesma Igreja”.

Em relação à dimensão social da Igreja, o prelado referiu os “grandes esforços dos padres neste sector e da necessidade de se conseguir um maior equilíbrio e harmonia e também uma posição clara deste ambiente social que nos governa”.
No contexto de uma “descristianização progressiva, não podemos contentar-nos” com uma “pastoral de manutenção” e “somos desafiados a uma acção pastoral de tipo mais acentuadamente evangelizador, mais atentos às zonas de descrença que crescem no meio de nós” – mencionou D. Armindo Lopes Coelho neste encontro de formação, subordinado ao tema “O primado da Palavra na vida e na missão da Igreja”.
Passar de uma “pastoral bíblica” à “animação bíblica de toda a pastoral” foi outra das preocupações referidas neste encontro. Numa linha de concretização, a Bíblia “não pode limitar-se a ser objecto de uma pastoral específica”, mas, como o recomenda o Concílio, “tem de animar toda a vida da Igreja”. Analisando “as nossas carências e também as nossas potencialidades, acreditamos na eficácia e na viabilidade do projecto de animação bíblica que nos é proposto” – salientam as conclusões finais. Para a viabilização do projecto, ficou decidido “organizar cursos de formação de animadores de grupos bíblicos, preferentemente leigos, escolhidos não necessariamente entre aqueles que mais sabem de Bíblia mas entre aqueles que mais capacidade têm para liderar equilibrada e cristamente um grupo”. Nesses cursos “procure-se fornecer mais do que uma formação bíblica exaustiva, uma habilitação pedagógica inicial, de acordo com as técnicas de dinâmica de grupos” – sublinha o comunicado final.