paroquias.org
 

Notícias






Ateus acreditam que não há religiões boas
2004-01-03 09:31:15

«Não há definitivamente religiões boas», acreditam os ateus que se reuniram, em Coimbra, no primeiro encontro nacional para debaterem «assuntos próprios do ateísmo» e a eventual criação de espaço para «acções em conjunto».

«A religião não é um mal necessário, nem Deus uma desgraça inevitável», consideram os participantes na reunião, entre os quais representantes da Associação República e Laicidade (ARL) e da Associação Ateísta Portuguesa (AAP), esta ainda em fase de constituição (a sua legalização vai ser pedida no início do ano).

Defensores da liberdade, da tolerância e da igualdade, os ateus pugnam pela «neutralidade do Estado», único meio de «evitar a vocação totalitária das religiões», que não se faz sentir apenas com algumas delas e em certas regiões. «A ferocidade religiosa grassa pelo mundo todo» e os seus «perturbadores sinais» não se revelam «só no mundo islâmico, mas também no mundo cristão», sublinha, ao DN, Carlos Esperança, um dos promotores da iniciativa. «A fé é cega e irracional. A história da evangelização é um rio de sangue que desagua num mar de horrores», sustenta Carlos Esperança, na abertura do encontro, num hotel de Coimbra. Por isso, acrescenta, «a laicidade tornou-se uma exigência em nome da tolerância, uma garantia de liberdade para todas e cada uma das religiões».

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia