paroquias.org
 

Notícias






D. JOSÉ POLICARPO QUER PAZ E JUSTIÇA
2004-01-02 10:47:40

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, defendeu na sua mensagem de Ano Novo que "não há Paz sem Justiça" e que se as leis "só forem cumpridas por aqueles a quem dão jeito a paz é impossível".

"Se as leis só forem cumpridas por aqueles a quem dão jeito, sejam os Estados, os grupos étnicos, políticos e económicos, sejam os cidadãos individualmente considerados, a paz é impossível", afirmou D. José Policarpo, numa homilia inteiramente dedicada à defesa da Paz. "Porque não há Paz sem Justiça, as leis têm de ser continuamente melhoradas; porque não há Paz sem ordem, as leis têm de ser respeitadas", disse o Cardeal-Patriarca.

Numa aparente alusão à polémica em torno do aborto, D. José Policarpo sublinhou que a dignidade da pessoa humana "começa nessa atitude primordial de respeito pela vida, sobretudo pela vida humana em todas as etapas do seu desenvolvimento". "Não tenhamos ilusões: toda a violência, mesmo quando algumas das suas expressões são toleradas pela sociedade ou mesmo permitidas pela Lei, é contra a Paz".

No Vaticano, João Paulo II apelou aos dirigentes mundiais para que construam juntos em 2004 uma nova ordem internacional a partir da experiência da ONU. "É necessária uma ordem que seja capaz de garantir soluções adequadas aos problemas de hoje, baseadas na dignidade da pessoa humana, num desenvolvimento integral na sociedade, na solidariedade entre os países ricos e os países pobres, na partilha de recursos e dos resultados obtidos pelo progresso científico e tecnológico", declarou o Papa João Paulo II.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia