Patriarca Russo Recusa Encontrar-se com João Paulo II
2004-01-01 13:10:21

O líder da Igreja Ortodoxa Russa recusa encontrar-se com o Papa João Paulo II enquanto as relações entre as duas igrejas não melhorarem. A declaração foi feita ontem pelo patriarca, Alexis II, em Moscovo, e pode vir a deitar por terra o sonho do chefe da Igreja Católica de visitar a Rússia.

Há muito que João Paulo II pretende fazer uma visita ao país, com a intenção de conseguir a reconciliação entre as duas igrejas, que estão separadas desde o sismo de 1054. Mas o patriarca russo é da opinião que o Vaticano tem de dar passos mais concretos. "Infelizmente, à parte do desejo de melhorar as relações, de querer encontrar-se com o chefe da Igreja Ortodoxa e de querer visitar a Rússia, não vimos, por parte do Vaticano, nenhuma tomada de decisão concreta", disse Alexis II aos jornalistas, citado pela Reuters.

"Perante o meu rebanho só poderei justificar um encontro com o chefe da Igreja Católica se forem dados passos significativos", reforçou, acrescentando que se recusa a participar num "encontro para as câmaras".

De recordar que João Paulo II já visitou algumas das ex-repúblicas soviéticas. O mês passado, Vladimir Putin esteve em Roma e embora não tenha convidado oficialmente o Papa a ir a Moscovo, expressou o seu desejo de que as duas igrejas se reconciliem. Após esta reunião entre os dois chefes de estado, um representante do Vaticano - o núncio Antonio Mennini - foi até Moscovo para discutir os problemas que separam as duas confissões. As relações continuam num impasse.

Um dos motivos por que Alexis II se recusa a apertar a mão a João Paulo II é a "missionação agressiva" que a Igreja Católica tem feito em solo russo. O chefe da Igreja Ortodoxa acusa os católicos de rebaptizarem fiéis que outrora foram ortodoxos. Alexis II dá como exemplo o que se passa nos orfanatos, com crianças baptizadas pela Igreja Ortodoxa que voltam a sê-lo pelos católicos. Nos dois últimos anos, diz a AFP, vários padres e um bispo foram expulsos da Rússia. Em 2002, a Igreja Ortodoxa condenou ainda a criação de quatro dioceses católico-romanas.

Por seu lado, o Vaticano argumenta que a criação de novas dioceses e a ordenação de novos bispos, na Rússia, se deve exclusivamente aos pedidos feitos pelos fiéis. Apesar das críticas, o patriarca russo não põe de parte o encontro com João Paulo II: "Nós queremos este encontro. Se tiver lugar, que seja para melhorar as relações entre as duas igrejas", concluiu.

Fonte Público