paroquias.org
 

Notícias






Taizé em Festa
2003-12-29 21:20:34

De 29 de Dezembro a 2 de Janeiro de 2004 a Comunidade Ecuménica de Taizé apresenta a milhares de jovens “as fontes da alegria” no Encontro Europeu de Jovens. A iniciativa decorre este ano em Hamburgo, na Alemanha, e pretende ser uma ocasião para “aprofundar as reflexões no diálogo inter-cultural e inter-religioso e regressar às fontes da oração e do Evangelho”.

“Alguns profetas de desventuras fizeram crer, às vezes, que as diferenças religiosas e culturais são um perigo, mas para começar são uma riqueza, se soubermos aproveitar as ocasiões para o diálogo, os intercâmbios e a amizade” referiu o Ir. Émile, de Taizé, pouco antes do início do encontro.
A comunidade de Taizé apresenta o caminho “até às fontes da alegria”, título da carta que o fundador, Ir. Roger Schultz, escreveu aos que participam no encontro: “Não são só os responsáveis pelos povos que constróem o futuro. O mais humilde entre os humildes pode contribuir para construir um futuro de paz e de confiança”, ressalta o texto.
Seguindo-se ao Encontro de Paris, o Encontro Europeu de Hamburgo - onde são esperados 50 mil jovens - será uma nova etapa da “peregrinação de confiança na terra”, que a comunidade de Taizé anima há mais de vinte e cinco anos. O primeiro Encontro Europeu teve lugar em Paris em 1978, a que seguiram, Barcelona, Roma, Londres, Colónia, Wroclaw, Praga, Budapeste, Viena, Munique, Estugarda, Milão e Varsóvia.“Temos uma necessidade urgente da experiência dos jovens europeus, das suas esperanças, críticas e bom humor”, referiu o bispo protestante de Hamburgo, Maria Jepsen.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia