paroquias.org
 

Notícias






Papa beatifica número recorde de mártires
2001-03-12 21:58:49

Apelando ao fim do terrorismo, o papa João Paulo II beatificou este domingo 233 freiras, sacerdotes e laicos que morreram durante a guerra civil espanhola, noticiou a «CNN».

Trata-se de um número sem precedentes de beatificações, que revela a determinação do Vaticano em dar aos fiéis modelos de virtude nos tempos modernos.

O recorde anterior de beatificações, último passo antes da canonização, foi estabelecido pelo papa Pio IX, que beatificou 206 mártires japoneses numa cerimónia realizada em 1877. Normalmente, o processo de beatificação requer um certificado emitido pelo Vaticano reconhecendo um milagre creditado à intervenção da pessoa em questão, mas no caso de mártires essa condição é dispensada.

A maioria dos beatificados deste domingo morreu em 1936, na província de Valência, vítimas da violência da forças republicanas que lutavam contra as tropas do general Francisco Franco. De acordo com uma informação do Vaticano, João Paulo II já beatificou 1.227 pessoas e canonizou outras 447 desde que foi ordenado, em 1978. Ao ler a homilia em espanhol para cerca de 30 mil fiéis, o papa foi aplaudido quando apelou em nome dos recém beatificados ao fim do terrorismo do grupo separatista Pátria Basca e Liberdade, conhecido pela sigla ETA.

«O terrorismo nasce do ódio e, por sua vez, alimenta-o. Ele é radicalmente injusto e aumenta as situações de desigualdade, ofende gravemente a Deus e à dignidade e os direitos das pessoas. Com o terror, o homem acaba sempre a perder», disse João Paulo II. «Nenhum motivo, causa ou ideologia pode justificá-lo», acrescentou o papa. «Só a paz pode construir os povos. O terrorismo é o inimigo da humanidade».

Desde Dezembro passado, quando pôs fim à trégua unilateral que durava 14 meses, a ETA foi responsabilizada por 22 assassinatos na Espanha. O grupo, que iniciou uma violenta companha pela independência da províncias bascas em 1968, é acusado da morte de 800 pessoas.




voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia