Patriarca Ortodoxo Critica Visita do Papa à Ucrânia
2003-12-27 09:40:56

O líder da Igreja Ortodoxa Russa, Alexy II, admitiu ontem que a visita de João Paulo II à Ucrânia, em 2001, levou à degradação das relações com a Igreja Católica. O comentário, feito numa entrevista ao diário "Gazeta", é visto como mais um sinal de quão difícil será ao Papa concretizar o seu sonho de visitar a Rússia.

Após a visita à Ucrânia, de acordo com a visão do Patriarca Alexy II, os católicos gregos do oeste do país mostraram tendência para se expandirem para zonas tradicionalmente de culto ortodoxo. Por isso, e apesar de "nunca ter sido negada" a possibilidade de uma visita do líder católico à Rússia, a Igreja Ortodoxa Russa "não gostaria" que tal viagem, a acontecer, "se realizasse de acordo com o 'cenário ucraniano'", frisou Alexy II.

Os desencontros entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Vaticano têm raízes históricas profundas. Mas o fim do regime comunista na ex-URSS, em 1991, agravou as tensões. Os ortodoxos acusam a Santa Sé de tentar fazer novas conversões na Rússia e outras ex-repúblicas soviéticas. O "rebanho" católico na Rússia é de apenas 600 mil pessoas, numa população de mais de 144 milhões.

Fonte Público