Canto das Janeiras da Comunidade do Monte Pedral – Porto
2003-12-26 12:09:43

Pelo 20º ano consecutivo, a Comunidade do Monte Pedral (Paróquia do Carvalhido) percorre as ruas desta zona geográfica da cidade (Freguesias de Cedofeita, Paranhos e Ramalde) para manter a tradição e recolher donativos das famílias residentes, que revertem a favor da manutenção deste centro Sócio-cultural e Religioso.

"Mais um ano se passou, está de volta o Grupo Amigo
que com força trabalhou p'lo seu Monte Pedral querido
Sardinhada e Magusto, Carnaval e brincadeiras
E de novo à sua porta vimos cantar as Janeiras

Sem denunciar cansaço, por essas ruas além
Vamos juntos passo a passo, desejando a paz e o bem"

Será este refrão acompanhado de violas, cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais que entre os dias 26 de Dezembro de 2003 e 6 de Janeiro de 2004 se ouvirá pelas ruas da cidade do Porto entre as 21 e as 23 horas.

Pelo 21º ano consecutivo, a Comunidade do Monte Pedral (Paróquia do Carvalhido) percorre as ruas desta zona geográfica da cidade (Freguesias de Cedofeita, Paranhos e Ramalde) para manter a tradição e recolher donativos das famílias residentes, que revertem a favor da manutenção deste centro Sócio-cultural e Religioso.
Para realizar esta actividade, o Grupo dos Amigos e o Grupo de Jovens da Comunidade, contituiu-se em Troupe de Janeireiros com cerca 45 jovens e adultos (com idades compreendidas entre os 8 e os 68 anos) cantores e instrumentistas que, vencendo as noites frias, irão "Sem denunciar cansaço, por essas ruas além, caminhando juntos passo a passo, desejar a paz e o bem".
O canto das Janeiras é anunciado pelo som de um tambor e de uma caixa de rufar, e para as famílias residentes esta Troupe de Janeireiros tem uma oferta... um calendário de 2004 com uma foto da Capela (que este ano celebrou as Bodas de Diamante) e os votos de um Feliz Ano Novo...
A letra da canção original é da autoria da Srª. Dª. Rosa Branca Oliveira, a música de Paulo A. Santos e a Equipa que este ano coordena o evento é composta pelo Paulo A. Santos, António Ferreira da Silva, Luís Filipe Moreira, Pedro Samuel Lobo, André Batista Pereira, Nuno Durães Ferreira e Filipe Durães Pires.