Alexandrina de Balasar a caminho dos altares
2003-12-22 21:12:16

A Igreja Católica aprovou no passado sábado um decreto no qual se reconhece um milagre atribuído à intercessão de Alexandrina Maria da Costa, conhecida como Santa Alexandrina de Balasar. Esta decisão abre o caminho à beatificação daquela que já é venerada por muitos católicos portugueses como a “Santa” de Balasar.

Alexandrina Maria da Costa nasceu em Balasar, na Póvoa do Varzim, a 30 de Março de 1904 e veio a falecer a 13 de Outubro de 1955. Foi proclamada Venerável por decreto da Congregação para as Causas dos Santos em 1995.
Nenhuma data foi definida para a cerimónia de beatificação, mas tudo indica que se deverá realizar ainda na próxima primavera. Alexandrina de Balasar ficou paralítica na sequência de uma queda aos 14 anos, ao saltar de uma janela para fugir a um homem que a pretendia molestar, como assinalou o decreto do passado sábado.
“Abraçou a sua cruz e participou de vários modos na paixão de Cristo”, explicou o cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, na cerimónia de promulgação do decreto que reconhece um milagre à sua intercessão.
“Da sua cama desenvolveu um precioso apostolado de oração e aconselhamento a favor dos numerosos visitantes, atraídos pela sua virtude e carisma extraordinários, que exerceu na obediência às autoridades eclesiásticas”, concluiu o cardeal português.