Consagração de 26 grávidas
2003-12-22 21:11:20

No passado domingo, dia 21 de Dezembro (quarto domingo do Advento), a Paróquia de Santiago – Sesimbra celebrou a consagração das grávidas na eucaristia paroquial. Vinte e seis grávidas (algumas delas acompanhadas dos maridos) fizeram a entrega dos seus filhos em gestação – numa diversidade de idades das mães e segundo etapas diferentes de gravidez – em atitude de maior confiança no Deus da Vida.

Esta iniciativa realizou-se pelo terceiro ano consecutivo e foi dos momentos que teve maior adesão por parte de várias famílias. De referir ainda que na sua maioria estas grávidas são-no pela primeira vez o que, certamente, poderá ser entendido como uma vivência de entrega e dádiva de si mesmas e dos seus filhos.
No próximo domingo (dia 28 de Dezembro), a pastoral familiar da Paróquia de Santiago promove também a celebração comunitária do ‘dia da Sagrada Família’, este ano também o «dia diocesano da família», convidando os casais que, ao longo de 2003, celebraram as bodas de ouro ou de prata matrimoniais bem como quantos celebraram o seu matrimónio neste mesmo ano. Cada família, que se tenha inscrito previamente, receberá – em jeito de recordação e de compromisso familiar cristão – uma pequena imagem representativa da Sagrada Família de Nazaré. Esta celebração vem sendo realizada desde há cinco anos.
Estas diferentes propostas e celebrações estão inseridas na perspectiva da renovação cristã da família, usando pequenos sinais e ‘criando’ alguma simbologia dentro da riqueza tradicional sesimbrense.