Informático preso na China por defender a Igreja Católica pela Internet
2003-12-18 23:28:48

Um técnico em informática foi preso na província de Jilin, noroeste da China, por ter divulgado artigos em apoio à Igreja Católica - considerada “clandestina” pelo governo chinês – através da Internet. A informação foi divulgada pela Radio Vaticano que cita grupos defensores dos direitos humanos.

Zhang Shengqi foi preso no mês passado, no decurso de uma busca na casa da sua noiva, sob a acusação de divulgar segredos de Estado. A informações provém da associação “China Aid”, com sede nos EUA.
Zhang foi enviado a uma prisão na localidade oriental de Hangzhou, província de Zhejiang, no leste do país, onde outros activistas religiosos já se encontravam detidos.
Nos últimos meses, em particular desde a realização da plenária anual do PC chinês, em Outubro passado, têm-se intensificado as prisões de dissidentes religiosos.
A Constituição da China garante a liberdade de culto, mas persegue toda e qualquer actividade religiosa realizada fora da Associação Católica Patriótica. A China rompeu relações diplomáticas com o Vaticano em 1957.