TAIZÉ: HAMBURGO PREPARA-SE PARA ACOLHER
2003-12-16 22:57:42

A cidade de Hamburgo, com o seu enorme porto e incontável número de pontes, simboliza bem uma abertura ao resto do mundo e o desejo de comunicar. É isso que compreenderam há alguns meses aqueles que preparam na cidade o próximo Encontro Europeu animado pela comunidade de Taizé, que terá lugar de 29 de Dezembro de 2003 a 2 de janeiro de 2004.

Uma dezena de irmãos de Taizé e uma quinzena de jovens de várias nacionalidades deslocam-se todos os dias pela cidade de Hamburgo e nos arredores para lançar e apoiar a preparação em mais de 200 paróquias de diferentes confissões.

Seis bispos, protestantes e católicos, da região de Hamburgo escreveram juntos uma carta, dirigida a todas as paróquias, para encorajar as famílias a acolher as dezenas de milhares de jovens que virão de toda a Europa, oriental e ocidental: «Eles serão um sinal de esperança e um estímulo num mundo onde muitos procuram um sentido à vida que os possa suster. Acolhamo-los bem!»

Numa carta pastoral, o bispo católico de Hamburgo, D. Werner Thissen, lembra uma frase da Bíblia citada pelo irmão Roger na sua última carta aos jovens: «Deixa a tua tristeza, deixa que Deus te conduza à alegria.» D. Thissen escreve: «O irmão Roger cita estas palavras da Bíblia na sua carta ‘Deus só pode amar’. O encontro de Taizé pode conduzir-nos à alegria. Encontrar jovens do mundo inteiro que caminham numa peregrinação de confiança em direcção a Hamburgo pode levar à alegria. Escutar em conjunto e responder à palavra de Deus pode levar à alegria. A experiência de que perante Deus estamos unidos, para além das fronteiras que ainda nos separam, pode levar à alegria.»

O programa detalhado do Encontro estará disponível em meados de Dezembro. Durante as manhãs do Encontro será possível fazer um intercâmbio entre os participantes em pequenos grupos e também ter encontros com os que acolhem. Os tempos de oração em vários pavilhões do Parque de Exposições de Hamburgo (Messehallen) serão alternados com tempos de partilha e reflexão sobre vários temas ligados ao aprofundamento da fé, à construção da paz e à confiança, à solidariedade com os que sofrem ou à reconciliação. Vários workshops serão baseados em sinais de esperança de Hamburgo.

O irmão Roger publicará uma nova carta dirigida aos jovens para o Encontro de Hamburgo e fará uma breve meditação todos os serões no Parque de exposições.

No site de Taizé (http://www.taize.fr) está disponível mais informação sobre o Encontro de Hamburgo e a sua preparação nos diferentes países da Europa.

Os jovens que pretendem participar podem contactar Taizé:

71250 Taizé-Communauté

Telef. (00) 33 385 50 30 06