Igreja Católica quer saber quem vai à missa
2001-03-10 21:59:30

A participação dos católicos nas missas dominicais vai ser contabilizada hoje e amanhã nas 20 dioceses do país numa iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), com vista a conhecer o perfil dos fiéis que vão à igreja ao fim-de-semana. No terceiro recenseamento do género, Igreja Católica admite, mais uma vez, que a tendência para a diminuição da participação nas missas poderá voltar a confirmar-se.

Os anteriores resenceamentos, efectuados em 1977 e em 1991, revelaram uma descida na participação da população na celebração dominical, passando de 29 para 26 por cento. Isto apesar de o número de missas ter aumentado de 11.641 para 11.949 e os locais de culto de 7781 para 8090.

Passados dez anos, a CEP pretende avaliar a progressão desta tendência, tendo em conta o sexo e a idade dos presentes nas eucaristias e saber se comungam ou não. A ideia é conseguir tirar conclusões sobre as estratégias a traçar na actividade pastoral.

Fonte Expresso