paroquias.org
 

Notícias






Mão forte para «comportamentos escandalosos» dos padres
2003-12-15 23:17:12

João Paulo II recomendou na manhã de hoje uma particular atenção em relação à castidade dos sacerdotes, sublinhando que “os comportamentos escandalosos” devem ser investigados e corrigidos.

“Esses comportamentos devem ser investigados, confrontados e corrigidos. Com a vossa amizade – disse aos bispos do Sudão, em visita ao Vaticano – será mais fácil para o clero ser totalmente devoto, em castidade e simplicidade, ao próprio ministério de serviço”.
A formação dos sacerdotes deverá assim, segundo o Papa, vincar que estes “são separados das coisas materiais para dedicar-se ao serviço dos outros através do dom total de si próprios no celibato”.
Vários casos de abuso sexual de menores foram despoletados nos últimos tempos, atingindo membros da Igreja Católica, tendo João Paulo II manifestado uma constante preocupação pela recuperação da confiança recíproca entre fiéis e hierarquia. Hoje repetiu o convite para que os seminários assegurem “uma formação humana, espiritual, intelectual e pastoral” que permita um discernimento atento a respeito da “idoneidade dos candidatos”.
O Papa apelou aos bispos para que ofereçam aos jovens sacerdotes uma formação contínua, após a ordenação, “principalmente nos primeiros anos de ministério”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia