paroquias.org
 

Notícias






A devoção mariana em Livro
2003-12-15 23:14:31

Já percorreu o país mais de “30 vezes para fotografar” a nossa cultura mas este trabalho “é completamente diferente dos outros” – disse à Agência ECCLESIA Nuno Calvet, fotógrafo da obra “Nossa Senhora de Portugal, Santuários Marianos”.

Um trabalho feito em conjunto com o arquitecto Júlio Gil, com a chancela da «Intermezzo», que mostra, nas suas 470 páginas, “174 santuários retratados em mais de 800 fotografias” na vertente da arquitectura e da arte sacra.
Para o olhar deste fotógrafo, o que mais o impressionou foi “a devoção do nosso povo por Nossa Senhora”. De Norte a Sul do nosso país, incluindo as ilhas, a objectiva deste homem captou “o culto mariano” que na sua opinião “é muito forte”. E dá um exemplo: “temos centenas de santuários” num país com “cerca de 10 milhões de habitantes”.
Neste percurso, acentua Nuno Calvet, “dialoguei com muita gente e assisti a muitas festas” que comprovam a sua opinião sobre a devoção mariana portuguesa. De todas as imagens que a objectiva apanhou, juntamente com a sensibilidade do fotógrafo, destaca “as imagens primitivas e ingénuas do século XIII e XIV até às imagens mais elaboradas do século XVIII”. A imagem de “Nossa Senhora no Mosteiro de Alcobaça, uma peça incrível, e a Virgem do Paraíso, do Museu de Arte Sacra de Évora” ficaram na memória de Nuno Calvet.
Este fotógrafo cristão refere ainda que ao princípio “não tinha uma particular devoção a Nossa Senhora” mas “hoje tenho um carinho e amor muito grande por esta figura maternal”. Quem sabe se foram as influências profissionais que aproximaram o fotografo ao culto mariano. “Fiquei mais apegado a Nossa Senhora” – finaliza Nuno Calvet.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia