paroquias.org
 

Notícias






Cardeal da Cúria Romana deseja novo Concílio
2003-12-10 22:51:46

O cardeal japonês Stephen Fumio Hamao, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, afirmou que gostaria de ver convocado um novo Concílio numa entrevista à revista italiana “Famiglia Cristiana” .

“Considero que um novo Concílio é mesmo necessário, sobretudo para abordar o tema de uma maior liberdade a conceder às igrejas locais”, referiu.
A entrevista, que será publicada no próximo dia 14 de Dezembro, visava exactamente o tema “Igrejas locais, mais autonomia” e aborda a questão que geralmente se denomina de III Concílio do Vaticano.
“Os sínodos já não chegam: têm apenas um carácter consultivo e são muitas vezes repetitivos”, assegurou o cardeal.
Entre os temas de um possível “Vaticano III” foram mencionadas questões bioéticas, familiares e uma nova organização da actividade pastoral da Igreja.
“As igrejas nacionais não são crianças, deveriam poder organizar de maneira mais autónoma a evangelização e a pastoral entre o seu povo”, afirmou.
O Concílio Ecuménico apenas pode ser convocado pelo Papa e os seus decretos sobre questões de doutrina ou de disciplina eclesiástica têm carácter de “força obrigatória” após a promulgação do Bispo de Roma. Num evento desta natureza participam todos os Bispos que sejam membros do Colégio episcopal e os especialistas e convidados que a Igreja entender chamar ao Concílio.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia