 |
Notícias
|
|
|
NA NOITE DE NATAL MILHÕES DE ESTRELAS PELA PAZ 2003-12-02 19:09:23 Sensibilizar toda a população, independentemente das convicções religiosas ou polÃticas de cada um, para a importância dos valores da paz, da solidariedade e da reconciliação, e realizar um gesto colectivo e concreto que seja entendido como compromisso efectivo pela construção e defesa da paz, constitui o propósito principal da operação " Dez milhões de estrelas - Um gesto de Paz".
A iniciativa foi lançada em França, pela primeira vez em 1984, pela Caritas de Annecy, quando as pessoas foram convidadas a acender velas, num gesto simbólico de alerta para a necessidade de construção da paz. Atingiu, no ano passado, dimensão europeia, quando cerca de 60 Caritas de vários paÃses levaram por diante acções conjuntas de iluminação de diversos espaços públicos. Em 2003 a operação vai ter uma dimensão mundial chegando, assim, pela primeira vez a Portugal, pela mão da Caritas.
Ocorre no perÃodo de Natal, por ser este o tempo universalmente reconhecido como propÃcio a gestos de solidariedade que exprimem o desejo de aproximação e de compreensão entre todas as pessoas e povos do mundo.
A operação "dez milhões de estrelas - Um gesto de paz", tem dois momentos complementares: um de âmbito colectivo, em algumas dioceses, no dia 20 de Dezembro, com a iluminação de um local público; outro, de cariz pessoal e familiar, pelas 21,00 horas da noite de Natal, 24 de Dezembro, com o gesto de uma vela acesa, à janela de cada casa, sÃmbolo do compromisso dos que nela habitam, de contribuir para a edificação da paz na famÃlia, no trabalho, na escola e na sociedade.
Para reforçar os valores subjacentes a toda a operação, nomeadamente o seu espÃrito ecuménico e universalista, a Caritas Portuguesa convidou diversas personalidades que, pelo seu peso institucional ou pela força/credibilidade da sua imagem pública vão, com o seu depoimento nos meios de comunicação social, dar maior visibilidade à iniciativa.
A Caritas de Leiria vai ter ao dispor das pessoas que queiram aderir ao gesto simbólico da noite de Natal, as mencionadas velas, com os motivos alusivos à efeméride; e espera também que a iniciativa constitua uma verdadeira pedagogia dos caminhos da paz, já que, infelizmente, a humanidade continua a oferecer múltiplas e inesperadas oportunidades para que seja sempre oportuno promover a compreensão entre os homens.
Ambrósio Santos
Caritas de Leiria
|
voltar
|
 |
|