IGREJA CONTA CATÓLICOS PRATICANTES
2001-03-06 20:30:03

A Igreja Católica Portuguesa vai realizar, no próximo fim-de-semana, um recenseamento nacional à prática dominical.

Com esta acção, os responsáveis eclesiásticos querem ficar a saber, com clareza, qual a percentagem de portugueses que tem por hábito ir à Missa ao domingo, um dos actos determinantes para que alguém seja considerado "católico praticante". Assim, quer nas missas vespertinas, no sábado, quer em todas as eucaristias de domingo, os fiéis vão receber um boletim, onde terão de fazer quatro rasgões: três do lado esquerdo, para dizer se é do sexo masculino ou feminino, se comungou ou não naquela eucaristia e se pertence à paróquia onde assistiu à Missa, e um do lado direito, para que se saiba em qual dos seis grupos etários ali referidos se encontra. Os sacerdotes aconselham os fiéis a ouvirem com atenção as instruções do celebrante que, na homilia, vai explicar, "o mais claramente possível", a forma de participar neste inquérito da Igreja Católica. A Igreja pede ainda às pessoas que não abandonem o local de culto sem entregarem a ficha e que respondam apenas uma vez, mesmo que, neste fim-de-semana, participem em mais do que uma eucaristia. Sabendo-se que no último recenseamento, realizado em 1991, os resultados demonstraram que mais de 26%, ou seja, mais de 2,2 milhões de portugueses eram católicos praticantes, agora ninguém arrisca qualquer prognóstico. Estes últimos números, obtidos há exactamente dez anos, vieram revelar um decréscimo no total de católicos que iam à missa ao domingo, relativamente ao primeiro recenseamento nacional, que se realizou em 1977. Nessa altura, 29% da população, ou seja, mais de 2,4 milhões de pessoas afirmavam ser católicas praticantes. Os dados de 1977 foram obtidos em mais de 11600 missas realizadas em 7781 igrejas diferentes. Já em 1991 o recenseamento baseou-se na informação obtida em perto de 12 mil missas celebradas em mais de oito mil igrejas. D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, disse ao Correio da Manhã que "estas iniciativas são extremamente importantes, na medida em que só sabendo se as pessoas têm aderido mais ou se têm afastado de nós, é que poderemos delinear uma pastoral concreta e que vá de encontro aos anseios da sociedade". Apesar de ninguém o dizer claramente, a verdade é que a Igreja não tem dúvidas de que é muito difícil atingir os números da última consulta, embora a Conferência Episcopal já tenha manifestado a convicção de que "mais de 30% dos portugueses vão à missa ao domingo".

Fonte CM