Aberto o processo de beatificação de João Paulo I
2003-11-27 22:38:52

Na solenidade de Cristo Rei foi aberta a fase diocesana da causa de beatificação de João Paulo I com a presença do Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o cardeal José Saraiva Martins, na catedral de Belluno.

Originário de Canale d’Agordo, onde nasceu em 1912, Albino Luciani foi ordenado sacerdote em 1935; em 1958 era bispo de Vittorio Veneto e patriarca de Veneza em 1969. De 26 de Agosto o 28 de Setembro de 1978 desenvolveu o seu breve pontificado.
«Mestre de fé limpa, sem concessões a modas passageiras e mundanas. Tentava adaptar os seus ensinamentos à sensibilidade das pessoas, mas conservando sempre a clareza da doutrina e a coerência de sua aplicação à vida»: assim descrevia João Paulo II em 27 de Agosto passado o seu predecessor, com ocasião do XXV aniversário de sua eleição para a sede de Pedro.
João Paulo I foi um Papa e pastor de «pensamento sempre original e agudo», com um «forte conceito de santidade» reconheceu o cardeal Saraiva Martins durante a cerimónia na diocese de onde era originário Luciani.
O bispo de Belluno-Feltre, D. Vincenzo Savio, recordou o «sentimento difundido do povo de Deus, que pede que (Albino Luciani) seja proposto como testemunho de santidade».