Igreja preocupada com desinteresse dos leigos pela missão
2003-11-27 22:37:32

Os representantes da Igreja Católica na América estão preocupados com o "pouco" interesse que os leigos de todo o mundo têm demonstrado, nos últimos anos, em tornar-se missionários para divulgar o Evangelho.

"É uma preocupação latente; devemos crescer, porque a dimensão missionária é algo essencial para a existência da Igreja Católica, desde que Jesus deu o mandato "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura", disse o cardeal hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, na abertura do II Congresso Americano Missionário (Cam2).
Sob o lema «Igreja na América, a tua vida é missão», o grande encontro missionário discute as responsabilidades evangelizadoras num continente em que os aproximadamente 528 milhões de católicos representam 63% da população. “A nossa principal expectativa é despertar a responsabilidade dos nossos leigos para com a missão, a fim de fortalecer a Igreja Católica e cumprir esse mandato", acrescentou o Cardeal hondurenho.
Um dos resultados que deverá emergir do Cam2, como estratégia para inverter essa situação, será a criação de um núcleo centro-americano de formação de missionários.