EXPOSIÇÃO SOBRE SANTUÁRIOS MARIANOS DE PORTUGAL
2003-11-27 21:56:08

Por ocasião do Congresso “O presente do Homem – O Futuro de Deus. O lugar dos Santuários na relação com o Sagrado”, o Santuário de Fátima abriu uma bela Exposição fotográfica sobre Santuários de Nossa Senhora em Portugal, que está patente no Centro Pastoral de Paulo VI.

Assim, a partir da selecção de uma reportagem fotográfica, feita pelo Fotógrafo Nuno Calvet, em ordem a uma obra, a aparecer em breve, intitulada Nossa Senhora de Portugal – Santuários Marianos, e tendo em conta a limitação de espaço na localização que esteve prevista (Salão do Bom Pastor), foi possível expor 42 painéis de fotografias coloridas. O critério de selecção foi a dimensão do culto, importância ou singularidade do património arquitectónico e artístico de cada santuário e também a representatividade em todo o território português. Assim, estão presentes todas as dioceses do continente e das regiões autónomas.

A programação, coordenação, direcção artística e fotomontagem digital é do Sr. João Luís Costa que conseguiu, de maneira sublime, uma aglutinação de três elementos de cada santuário, no mesmo painel: o exterior, o interior e a imagem de Nossa Senhora em grande destaque. Infografia de Luís Barreiros e montagem gráfica de B&O Publicidade.

Os 41 painéis estão dispostos por ordem alfabética das localidades onde estão situados os santuários, salvo uma ou outra excepção, na ala direita do átrio do Centro Pastoral: 1 - Alcobaça, Lisboa (Santa Maria de Alcobaça); 2 - Amares, Braga (Nª Sª da Abadia); 3 - Braga (Nª Sª do Sameiro); 4 - Angra do Heroísmo, Angra (Nª Sª da Conceição); 5 - Arcos de Valdevez, Viana do Castelo (Nª Sª da Peneda); 6 - Castelo Branco, Portalegre e Castelo Branco (Nª Sª de Mércules); 7 - Cárquere, Lamego (Nª Sª de Cárquere); 8 - Covilhã, Guarda (Nª Sª das Dores); 9 - Dornes, Coimbra (Nª Sª do Pranto); 10 - Fátima, Leiria-Fátima (Nª Sª do Rosário de Fátima); 11 - Fronteira, Évora (Nª Senhora de Vila Velha); 12 - Cabo Girão, Funchal (Nª Sª de Fátima); 13 - Funchal (Nª Sª do Monte); 14 - Lagos, Algarve (Nª Sª dos Aflitos); 15 - Lamego (Nª Sª dos Remédios); 16 - Leiria, Leiria-Fátima (Nª Sª da Encarnação); 17 - Linda-a-Velha (Nossa Senhora da Rocha); 18 - Lisboa (Nª Sª da Luz); 19 - Loulé, Algarve (Nossa Senhora da Piedade); 20 - Mangualde, Viseu (Nossa Senhora de Cervães); 21 - Mértola, Beja (Nª Senhora de Ara Coeli); 22 - Messejana, Beja (Nossa Senhora da Conceição); 23 – Mogofores, Aveiro (Nª Sª Auxiliadora); 24 - Mondim de Basto, Vila Real (Nª Sª da Graça); 25 - Montemor-o-Novo, Évora (Nª Sª da Visitação); 26 - Nazaré, Lisboa (Nª Sª da Nazaré); 27 - Oliveira de Azeméis, Porto (Nª Sª de La Salette); 28 - Ourique, Beja (Nª Sª da Cola); 29 - Póvoa de Lanhoso, Braga (Nª Sª do Pilar); 30 - Penafiel, Porto (Nª Sª da Piedade); 31 - Porto (Nª Sª da Saúde); 32 - Sernancelhe, Lamego (Nª Sª da Lapa); 33 - Serpa, Beja (Nª Sª de Guadalupe); 34 - Sesimbra, Setúbal (Nª Sª do Cabo Espichel); 35 - Sines, Beja (Nª Sª das Salas); 36 - Terena, Évora (Nª Sª da Boa Nova); 37 - Tomar, Santarém (Nª Sª da Piedade); 38 - Vila Verde, Braga (Nª Sª do Alívio); 39 - Vila Viçosa, Évora (Nª Sª da Conceição); 40 - Valpaços, Vila Real (Nª Senhora da Saúde); 41 - Viana do Alentejo, Évora (Nª Sª de Aires); 42 - Vila Flor, Bragança (Nª Sª da Assunção).

Junto da exposição, projecta-se um vídeo, produzido por Paulo Coutinho, em que se mostram os aspectos folclóricos e festivos dos Santuários.
Foi editado um pequeno guia. Estuda-se a possibilidade de elaborar um catálogo.

Sérgio Carvalho - Santuário de Fátima