paroquias.org
 

Notícias






Papa comenta salmo
2003-11-13 23:02:13

O Papa João Paulo II dedicou a audiência geral desta quarta-feira a comentar o Salmo 141, "Tu és meu refúgio", que São Francisco de Assis escolhera para o dia de sua morte.

João Paulo II disse perante 12.000 pessoas que este salmo, que foi a última oração rezada por São Francisco de Assis antes de morrer, "é uma súplica intensa, marcada por algumas invocações dirigidas ao Senhor: 'peço teu auxilio', 'atende minha súplicas'".

O Pontífice explicou que a parte central do salmo "está dominada pela confiança em Deus, que não é indiferente ao sofrimento do fiel".
O salmista, continuou, invoca a Deus com insistência "frente à angústia" e lhe suplica que intervenha "rompendo as correntes da prisão da solidão e da hostilidade e que o livre do abismo da provação".

"Como em outros salmos de súplica -afirmou-, a perspectiva final é a da ação de graças apresentada ao Senhor depois de escutar a oração".

"Quando for salvo, o fiel se aproximará para dar graças ao Senhor na assembléia litúrgica".

O Santo Padre concluiu indicando que "a tradição cristã tem aplicado o salmo 141 a Cristo perseguido e que sofre. Nesta perspectiva, a meta luminosa da súplica do salmo se transfigura em um sinal pascal, sobre a base do sucesso glorioso da vida de Cristo e de nosso destino de ressurreição com ele".


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia