Santuários Marianos em encontro inédito
2003-11-12 20:41:48

Trinta e dois responsáveis de 23 Santuários Marianos Portugueses, entre os quais os mais importantes como o de Fátima, Sameiro e o Vila Viçosa, marcarão presença naquele que será o I Encontro, a nível nacional, deste género. O evento decorre de 14 a 16 de Novembro, em Angra do Heroísmo.

A iniciativa surgiu como parte integrante do programa comemorativo dos 450 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, elevada a Santuário em 1987, que se iniciou a 26 de Março deste ano – data em se completaram precisamente os 450 anos da Paróquia - e que se prolonga até à cerimónia de encerramento, a 26 de Março de 2004.
O Pároco e Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Francisco Dolores, é o Presidente da Comissão Organizadora do evento que traz a Angra não só os responsáveis pelos principais santuários marianos, mas também conferencistas de renome nacional e internacional (ver programa).
As “Vivências dos santuários” serão, segundo a organização, uma troca das experiências constatadas por vários dos responsáveis presentes, que vão de uma escala global como a de Fátima a outras mais regionais.
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, com 450 anos, foi elevada a Santuário há 16 anos devido à constatação de ali “se ter mantido uma profunda devoção a Maria, sendo local de visita de muitos milhares de fiéis que a tornaram o maior centro de peregrinação mariano não só da Ilha Terceira, mas também de outras ilhas” revela à Agência ECCLESIA o Pe. Dolores.
A temática apresentada terá em conta perspectiva teológicas, litúrgicas e artísticas.

DIA 14/11, SEXTA-FEIRA
21h30 - Sessão de Abertura do Encontro
Prof. Doutor Pe. José Jacinto Farias, da Universidade Católica Portuguesa- “Importância da Mariologia no Pontificado de João Paulo II".

DIA 15/11, SÁBADO
09h00 - Prof. Doutor João César das Neves, da Universidade Católica Portuguesa - "Maria nos últimos tempos".
Moderador – Prof. Doutor Tomás Ponce Dentinho, da Universidade dos Açores.
09h45 - Vivências dos Santuários
10h30 - Monsenhor Cónego José de Lima do Amaral Mendonça - “Eucaristia e Piedade Mariana”.
Moderador – Prof. Doutor José Guilherme Reis Leite
11h30 - Vivências dos Santuários

14h30 - Cónego António Rego, director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais - "Media – Santuários Virtuais".
Moderador – Pe. Dr. Ricardo Henriques
15h15 - Vivências dos Santuários
16h00 - Pe. Dr. Carlos Fernando Medeiros Correia - “Santuários – Liturgia Popular e Futuro”
Moderador – Dr. Francisco dos Reis Maduro Dias
17h00 - Vivências dos Santuários
18h00 – Vivências dos Santuários – As Confrarias.
18h30 - Encerramento dos trabalhos do dia.

21h30 – Concerto de canto e órgão no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

DIA 16/11, DOMINGO
10h00 - Sessão de Encerramento e leitura das conclusões.
Prof. Doutor João Manuel Correia Rodrigues Duque, Universidade Católica Portuguesa, - "Santuários do Infinito"
12h00 – Missa presidida por D. António Sousa Braga, Bispo de Angra, com a presença das Confrarias Marianas da Ilha.