Três Perguntas a Cardeal Ratzinger
2001-03-06 20:24:09

No final da sua intervenção nas Jornadas de teologia, Joseph Ratzinger deu uma conferência de imprensa.

P. - Qual é a responsabilidade do cristianismo perante o panorama europeu por si descrito?
R. - Parece-me muito evidente que, nesta situação, a Europa - e o mundo - tem necessidade de novos fundamentos da moral, da ética e do humanismo real. O humanismo está em crise. Neste panorama de desenvolvimento técnico e comercial e de uma crise de dimensão espiritual, o cristianismo, que criou a cultura moderna, tem a grande responsabilidade de voltar a dar a esta cultura - à sua racionalidade e à sua capacidade de agir - novas dimensões que vêm da sua profundidade espiritual.

P. - Qual foi a oportunidade da publicação da declaração "Dominus Jesus", em Setembro?
R. - Esta declaração tem uma longa história. Em encontros da nossa congregação, falámos do problema do relativismo como um sinal fundamental do nosso tempo.

P. - Como reage às críticas feitas por outras igrejas e outras religiões à declaração?
R. - No momento [da publicação], a reacção foi muito forte, mas isso é normal. Mas agora já vimos que todos os nossos parceiros de diálogo - ecuménico ou inter-religioso - compreendem como salutar a possibilidade de ver esta "confissão" da permanente presença da verdade de Cristo no mundo e na Igreja. E que devemos encontrar formas de cooperação, de colaboração e de diálogo ecuménico que não destrua essa fé, mas ajude a melhor viver no caminho comum para Deus.

Fonte Público